Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 10 de Dezembro de 2012 às 17:41

    Imprimir


A placa foi descerrada pelo Procurador-Chefe do MPT em Mato Grosso e pelo coordenador da PTM de Cáceres
A placa foi descerrada pelo Procurador-Chefe do MPT em Mato Grosso e pelo coordenador da PTM de Cáceres
O Ministério Público do Trabalho inaugurou dia 06 de dezembro, mais uma Procuradoria do Trabalho no interior de Mato Grosso. “É com muita alegria que inauguramos a Procuradoria do Trabalho no município de Cáceres, que atenderá também outros 21 municípios vizinhos, uma conquista não só do MPT, mas, sobretudo, da sociedade matogrossense e, especialmente, dos trabalhadores, que passam a contar, nesta região, com mais um importante instrumento de defesa de seus direitos”, disse o coordenador da PTM de Cáceres, o procurador do Trabalho Marco Aurélio Estraiotto Alves.

O evento teve início às 16h30 e contou com a presença de cerca de 40 pessoas. Além do coordenador da Procuradoria do Trabalho em Cáceres, formaram o dispositivo de honra o Procurador-Chefe da PRT 23ªRegião, Thiago Gurjão Alves Ribeiro, o juiz titular da Vara do Trabalho de Cáceres, José Pedro Dias, o juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, o comandante do 6° batalhão da Policia Militar em Cáceres, coronel Cilso de Oliveira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cáceres, Pedro Alves da Cunha.

Em seu discurso, o Procurador-Chefe Thiago Gurjão falou sobre a conquista da unidade, cujo projeto foi iniciado por administrações anteriores, e agradeceu. “É importante, nesse momento, reconhecer todos os esforços de ex-Procuradores-Chefes e ex-Procuradores-Gerais do Trabalho para a concretização desse processo de interiorização do MPT, até que hoje conseguíssemos concluir a obra e entregar essa unidade para a sociedade, na gestão do Procurador-Geral do Trabalho Luis Antônio Camargo de Melo, a quem também agradecemos”.

Ele ainda enalteceu o que chamou de ‘esforço de muitos’. “Fica o nosso agradecimento a todas essas pessoas envolvidas e, em especial, aos servidores, que foram fundamentais para que o prédio fosse inaugurado”. O coordenador da PTM de Cáceres também ressaltou a contribuição de toda a equipe formada por servidores da PTM de Cáceres e da Regional pelo esforço empreendido nos retoques finais necessários, o que demonstrou, em suas palavras, “amor e dedicação à coisa pública”.

A placa foi descerrada pelo Procurador-Chefe do MPT em Mato Grosso e pelo coordenador da PTM de Cáceres, acompanhados pelas demais autoridades do dispositivo de honra. Em seguida, todos os presentes foram convidados para conhecer o prédio.

Importância da interiorização

Com a inauguração da PTM de Cáceres, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso passa a contar com cinco unidades no interior do Estado. “Nossa experiência nas unidades já inauguradas demonstra que, embora todos os esforços sejam empreendidos para que a nossa atuação seja a mais efetiva possível, sempre que podemos estar presentes no local, perto da sociedade, perto dos trabalhadores, acessíveis para o recebimento de denúncias de eventuais irregularidades, essa atuação se potencializa”, frisou o Procurador-Chefe Thiago Gurjão.

A importância da aproximação do MPT com a comunidade também foi destacada pelo coordenador da PTM de Cáceres. “A expansão da estrutura do MPT é um reclamo antigo da sociedade, especialmente da classe trabalhadora, que há muito exige a presença permanente dos membros do Parquet Laboral nos polos geográficos com maior incidência de demandas sociais e trabalhistas”.

Para o procurador Marco Aurélio, em um estado de dimensão geográfica como a de Mato Grosso, onde a distância entre a capital e algumas cidades do interior ultrapassa 1000 km, a interiorização do MPT não é apenas necessária, mas fundamental para garantir uma atuação célere e eficaz.

Hoje, portanto, a inauguração deste ofício de Cáceres, em prédio próprio, com amplo espaço físico para bem atender a comunidade e acomodar os membros e servidores, representa mais um objetivo cumprido do Parquet”, sublinhou.

Em seguida, o Procurador-Chefe Thiago Gurjão falou sobre o aniversário de 20 anos do MPT em Mato Grosso e de algumas conquistas, entre elas, do aumento da capilaridade no estado. “Há vinte anos, em dezembro de 1992, a Procuradoria Regional do Trabalho da 23a Região, dois meses após sua criação por lei, se instalava em uma pequena sala cedida pelo TRT. O tempo passou e, além da Sede, conseguimos inaugurar as unidades de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Água Boa. E hoje, 20 anos depois, portanto, temos a felicidade de inaugurar a PTM de Cáceres”.

Serviço

A Procuradoria do Trabalho no município de Cáceres já está em pleno funcionamento. A sede está localizada na Rua 04, Quadra 02, Lote 03, Loteamento COC.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15993/visualizar/