Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 01 de Novembro de 2012 às 06:44

    Imprimir


O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) em parceria com a Polícia Militar lançaram hoje (31) a 6ªedição da Operação “Saque Seguro” em frente à Agência do Banco do Brasil localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

O objetivo da campanha é orientar as pessoas sobre como se prevenir de roubos e furtos cometidos nas proximidades de estabelecimentos bancários, conhecidos popularmente como “saidinha de banco”. Neste tipo de modalidade criminosa, a quadrilha fica dentro de uma agência bancária, ou próxima a um caixa eletrônico observando as pessoas sacarem dinheiro. Enquanto isso seus comparsas ficam do lado de fora da agência aguardando informações sobre as características das vítimas.

O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, destacou na oportunidade que apesar do reforço no policiamento ser feito nos dias de pagamento, com barreiras, policiamento a pé e rondas com apoio do Batalhão da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), a campanha deve ser permanente em Cuiabá e deverá ser estendida em 2013 a outros municípios do Estado.

A parceria com a Polícia Militar é muito importante porque orienta os clientes sobre este tipo de ação e ajuda a reduzir o número de vítimas. O Sindicato continua lutando para que os bancos ampliem os investimentos em segurança como por exemplo, a instalação de biombos dentro das agências, que não instalaram.

Os biombos formam barreiras em frente aos caixas que garantem o sigilo para aqueles clientes que vão fazer o saque e outras transações bancárias, reduzindo as chances dos bandidos identificarem as possíveis vítimas. Os biombos podem reduzir significativamente as saidinhas de banco.

“Infelizmente os bancos não vêm fazendo os investimentos necessários para a melhoria de segurança nas agências bancárias. Hoje, ainda há bancos que insistem em não instalar os biombos mesmo sendo os bancos mais lucrativos desse país”, afirmou Arilson da Silva.

Participaram da campanha a Polícia Militar do Comando Regional I da capital e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16211/visualizar/