Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Quinta - 18 de Outubro de 2012 às 18:16
Por: Danyelle Simões

    Imprimir


A empresa Telefônica Vivo foi notificada nesta quinta-feira (18/10) para apresentar informações claras sobre o lançamento de um serviço para comercializar os dados do comportamento de consumidores da telefonia móvel da Vivo. O Brasil foi escolhido para ser o pioneiro nos testes do aplicativo Smart Steps – ou “Passos Inteligentes” – que prevê a utilização de dados do comportamento de usuários do aplicativo.

Com data marcada para ser implementado em novembro, a proposta do serviço é possibilitar a coleta, utilização e comercialização de informações referentes à localização dos consumidores em determinados dias e horários.

A notificação, feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) – órgão ligado ao Ministério da Justiça, questiona de que forma a iniciativa atende os direitos dos consumidores, tanto na escolha livre e efetiva em ter os hábitos monitorados e comercializados, como na consideração de eventuais riscos relacionados à segurança da informação e à transparência efetiva do processo ao consumidor.

“A proteção da privacidade dos consumidores é um tema prioritário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). E é nesse sentido que temos discutido a regulamentação de proteção de dados pessoais dos consumidores no país”, afirmou Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

O Departamento aguarda resposta da Telefônica Vivo, quem tem até dez dias a partir da data de recebimento da notificação para esclarecer os questionamentos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16296/visualizar/