Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 20 de Junho de 2012 às 22:01

    Imprimir


Mais de 330 quilos de drogas apreendidas nos anos de 2009 e 2012 foram incinerados, na tarde desta quarta-feira (20.06), na fornalha da empresa Sperafico da Amazônia, na Rodovia dos Emigrantes, Distrito Industrial, em Cuiabá, pela Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). A queima de entorpecentes abre oficialmente, na Grande Cuiabá, a 11ª Semana Estadual de Prevenção às Drogas, que traz o tema: a melhor brincadeira é ficar longe das drogas.

Foram destruídos 125 quilos de cocaína e 206 quilos de maconha, além de 1080 comprimidos de esctasy. O entorpecente deu origem a mais de 800 procedimentos policiais, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrências, todos com pelo menos uma pessoa presa. Os TCO’s são referentes aos anos de 2011 e 2012 e os inquéritos, a maioria relativos a 2009 e 2010. Apenas 3 inquéritos são de 2012.

No volume de droga incinerada nesta quarta-feira, estão 192 quilos de maconha, apreendidos no dia 18 de maio passado e mais de 1 mil comprimidos da droga sintética esctasy. A maconha foi apreendida na boleia de carreta bitem, na Rodovia dos Emigrantes, em Cuiabá, que seguia para o Rio Grande do Norte, mas o entorpecente seria deixado no Estado da Bahia. O motorista do caminhão foi preso.

Duas grandes apreensões de esctasy foram realizadas neste ano pela Delegacia de Entorpecentes. A primeira ocorrida no dia 2 de fevereiro, culminou na apreensão de cerca de 800 comprimidos de‘ecstasy, 4 mil euros, R$ 400, e prisão de dois homens do Estado do Mato Grosso do Sul. No dia 15 de março a Polícia Civil voltou a apreender 298 comprimidos da droga sintética com uma pessoa, no bairro Boa Esperança.

Todos os procedimentos de drogas são encaminhados para a 9ª Vara Especializada em Delitos de Tóxicos, que passou recentemente por mudanças na titularidade. O juiz da 11ª Vara Criminal, Marcos Faleiros da Silva, foi designado provisoriamente para acumular a 9ª Vara de Delitos de Tóxicos, considerada uma das maiores vara criminal do Fórum de Cuiabá, em número de processos. A Vara mantém atualmente 656 presos por tráfico de drogas. “Vem aumentado bastante, principalmente em razão do trabalho eficiente que a polícia vem desempenhando e o Poder Judiciário vem procurado satisfazer a sociedade com relação às demandas”, declarou.

Para o juiz, as forças policiais estão preparadas para o combate ao tráfico de entorpecentes e ao uso. “Mas há muito que melhorar, principalmente no Poder Judiciário e também nos órgãos repressor. Mas estamos no caminho certo”, pontua.

Segundo a delegada Alana Cardoso, titular da Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), tem havido aumento substancial nas prisões e apreensões de drogas. “Em média são encaminhados, por semana, 20 flagrantes de presos ao Fórum. Somente em maio a Justiça homologou a prisão de 77 traficantes”, disse a delegada da Polícia Civil
.
A delegada disse que a maior parte da droga queimada foi apreendida em ações da Polícia Civil e Polícia Militar na Grande Cuiabá. “Este ano tivemos um acréscimo de 50% de apreensão no Estado inteiro. Em Cuiabá e Várzea Grande o aumento de prisões das condutas de tráfico aumentou mais de 100%”, afirma Cardoso.

O delegado geral da Polícia Civil disse que a droga incinerada é fruto do trabalho desempenhado pelos órgãos de Segurança Pública. “A incineração de hoje colhe todos os frutos do resultado do trabalho desempenhado pela Polícia Judiciária Civil no âmbito da repressão, do combate ao uso e tráfico de entorpecentes dentro do Plano Estadual de Enfrentamento as Drogas que o Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo com as secretarias”, destacou.

O secretário adjunto de Justiça, Genilto Nogueira, coordenador do Núcleo Gestor do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, destaca que o evento integra uma das ações do Plano, lançado em 2011 pelo Governador Silval Barbosa, com o apoio de seis secretarias de Estado e instituições parceiras. “Hoje temos essa incineração fruto do trabalho da repressão e estamos com ações preventivas em todo o Estado de Mato Grosso”, destacou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16684/visualizar/