Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 06 de Junho de 2012 às 11:16

    Imprimir


O vereador Washington Barbosa (PRB) criticou o presidente do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Teodoro Moreira Lopes por não responder o ofício encaminhado há mais de 20 dias, solicitando informações do recurso financeiro angariado pelo departamento e destinado à Cuiabá nos últimos dois anos.

O documento encaminhado pelo vereador se referia, principalmente, aos recursos injetados em projetos de melhoria nas sinalizações e as campanhas educativas realizadas. Na manhã de terça-feira (05) em sessão na Câmara Municipal de Cuiabá, Washington Barbosa reclamou ainda da falta de transparência da autarquia.

Conforme divulgado pela imprensa, em 2011 houve um incremento de mais de 11% na receita do Detran, saindo de R$ 126 milhões em 2010 para R$ 140 milhões em 2011. Os valores são correspondentes ao que se destina ao Estado, excluindo os valores de arrecadação de multas de terceiros como por exemplo DNIT, SINFRA, PRF e prefeituras.

“Enquanto o volume de arrecadação do órgão aumenta, menos fiscalização e projetos de educação para o trânsito estão sendo vistos, o trânsito tem feito vítimas todos os dias, hoje, Cuiabá está entre as cidades com maior índice de acidentes do país, é triste essa realidade,” argumentou.

Washington Barbosa apontou ainda a falta de condições de trabalho dos servidores do orgão que sofre com a falta de uma estrutura adequada. “Os servidores do Detran tem feito diversas reclamações, com tanto recurso disponível fica difícil acreditar.”

O Código de Trânsito Brasileiro - CTB explica que é de responsabilidade do Detran a fiscalização quanto ao cumprimento de grande parcela das normas de trânsito. No estado de Mato Grosso esse trabalho é delegado ao Batalhão de Trânsito da PM, por meio de um termo de cooperação. De acordo com a última informação recebida pelo vereador, o contingente desse batalhão é mínimo, tanto para o trânsito urbano como nas rodovias. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16776/visualizar/