Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 22 de Maio de 2012 às 06:43

    Imprimir


Na primeira reunião promovida com os delegados da Diretoria Metropolitana, o  delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, apresentou um balanço das ações executadas no período de pouco mais de 40 dias de gestão. A reunião setorial com delegados e chefes de setores da Diretoria Metropolitana foi realizada  na última sexta-feira (18.05), na Academia da Polícia Civil, em Cuiabá.

Entre as ações, Garcia destacou como prioridade a nomeação dos delegados de polícia, cujo resultado final do concurso público foi homologado no dia 24 de abril, e abertura de edital de concurso para novos investigadores e escrivães. Um total de 60 delegados deverá ser chamado nos próximos dias.

O delegado geral também falou de planejamento estratégico, projetos Copa 2014, estruturado numa única linguagem e concentrado nos delegados Adriano Rúbio e Clay Celestino Batista. Conforme Garcia, visando atende a demanda de turistas estrangeiros e brasileiros que virão para a Capital acompanhar os jogos, está no planejamento da Polícia Civil um novo prédio para o plantão metropolitano de Cuiabá; prédios padronizados para as delegacias das cidades  turísticas (Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Nobres e Jaciara); além da aquisição de delegacias móveis, viatura técnica de inteligência,  vestimentas, equipamentos de emergências, entre outros.

Garcia ainda falou da reformulação do site da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt..gov.br), da versão dois do Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP) , e da implantação do inquérito eletrônico. A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) foi escolhida para implantação do projeto piloto do inquérito virtual, que após a experiência será levado para todas as unidades do Estado. “Essa ferramenta vai facilitar o trabalho de nossos servidores”, frisou.

Por último ele falou da criação do cadastro de servidores (lotacionagrama), sob controle da diretoria, da importância de resgatar a imagem da Polícia Civil no fortalecimento da identidade e da necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão. “É para eles que trabalhamos”, destacou.

Na conversa com os delegados, a sobrecarga de trabalho gerada pelo pequeno efetivo, principalmente o de delegado,  foi a principal reclamação dos titulares das Delegacias de Cuiabá e Várzea Grande.Mesmo com deficiências no quadro pessoal os delegados apresentaram rendimentos satisfatórios de produtividades das unidades, nos primeiros quatro meses de 2012.

Cada unidade fez um balanço das ações executadas, apresentou demandas, reivindicou e expôs aos diretores e colegas policiais os caminhos que encontraram para desenvolver o trabalho policial e melhorar o atendimento à população, com gestão administrativa e operacional.

“Tudo foi anotado e agora vamos trabalhar para minimizar os transtornos do dia a dia das unidades. Algumas coisas já demandamos”, disse Anderson Garcia.

O diretor metropolitano, Luciano Inácio da Silva, considerou proveitosa a reunião no sentido de alinhar o pensamento da diretoria com as necessidades dos policiais que estão na ponta. Inácio também destacou os resultados de algumas delegacias como a Roubos e Furtos de Cuiabá e lembrou da importância de subsidiar as investigações com implantação de um núcleo de inteligência único da Diretoria Metropolitana. “Será uma janela para todas as delegacias se verem. Terá o papel de cruzar informações e informar que aquela pessoa é investigada em outra unidade”, disse.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16907/visualizar/