Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 06:20

    Imprimir


Implementação de uma gratificação de atividade de fronteira, construção e reestruturação das bases da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), além de investimentos em tecnologia, capacitação pessoal e ferramentas de inteligência nos ambientes de fronteira. Essas foram as principais diretrizes elaboradas durante o Seminário para Elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública de Fronteira, realizado na terça-feira (08.05), em Cáceres (250 km de Cuiabá).

O evento organizado pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), teve como objetivo, além de elaborar as diretrizes para o Plano Estadual de Segurança de Fronteira, reunir os profissionais que atuam na região em busca de ideias, programas e projetos que possam ser desenvolvidos em prol da evolução dos trabalhos voltados para área e faixa de fronteira.

"Foi um momento importante, que contou com a participação de profissionais do âmbito estadual e federal, que atuam na região fronteiriça, em prol de elaboração de ações e políticas de desenvolvimento dessa região. Foi um trabalho integrado e ao mesmo tempo descentralizado e que o resultado visa a qualidade nos serviços realizados na área de fronteira", destacou o secretário executivo do GGI-F, major PM Wankley Corrêa Rodrigues.

O seminário, que contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Politec, faz parte do processo de elaboração de políticas públicas voltadas para fronteira, que consta na Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

Durante o seminário os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos, foram eles: Valorização e Melhoria das Condições de Trabalho dos Profissionais de Segurança Pública de Fronteira, Fortalecimento e Efetivação do Processo de Interiorização dos Órgãos de Segurança Pública na Fronteira, Integração das Ações dos Órgãos do Estado de Mato Grosso no Sistema de Segurança Pública na Fronteira, Enfrentamento da Violência e da Criminalidade nas Comunidades na Faixa de Fronteira, Integração das Ações em Nível Nacional dos Órgãos do Sistema de Segurança Pública de Fronteira.

Após as discussões feitas pelos cinco grupos temáticos, foram deliberadas 26 diretrizes, que serão encaminhadas para elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública de Fronteira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17002/visualizar/