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SEGURANÇA
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 06:10

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Um dos serviços mais importante da Segurança Pública foi reformulado para melhor atender o cidadão, a Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar. Três sistemas de registro de boletim de ocorrência foram melhorados e ampliados para maior agilidade na comunicação de ocorrências criminais. O Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), o Boletim de Trânsito (BAT) e a Delegacia Virtual estão em uma única plataforma na web, com banco de dados integrados numa mesma base.

Os três sistemas entram no ar nesta quarta-feira (09.05) depois de seis meses de adequações pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Todos os sistemas seguem a mesma lógica, estão mais dinâmicos, leves e simples de operar.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil destacou que uma das metas da Instituição é a busca pela excelência no atendimento ao público. “A nova versão do sistema de boletim de ocorrência trará aos cidadãos maior celeridade em sua confecção reduzindo o tempo de espera das vítimas”, pontuou.

A novidade da versão dois do SROP web é a integração de banco de dados com outros órgãos. A ferramenta de registro está integrada com os sistemas de Identificação Civil (Registro Civil), Departamento de Trânsito (Detran-net), com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e Inquérito Eletrônico, cujos sistemas entram em funcionamento ainda este ano, Laudos Periciais, Delegacia Virtual e CIOSP na web.

O SROP é o modelo de registro de boletins adotado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso utilizado em todas as delegacias da Polícia Judiciária Civil. A nova versão do sistema, que agora também está mais ágil, é resultado de melhorias em vários quesitos como a modernização da interface, qualidade na interação, confiabilidade, portabilidade e tecnologia de ponta, para trazer agilidade ao sistema e capacidade de fornecer funções que satisfaçam as necessidades dos operadores.

A criação do Sistema de Registro de Ocorrências de Trânsito, o Boletim de Trânsito (BAT), é destinada ao registro de acidentes de trânsito com vítimas no sistema via web, atendidos pela Polícia Judiciária Civil e as ocorrências sem vítimas, aquelas apenas com danos patrimoniais da Polícia Militar.

O Boletim de Trânsito e os demais sistemas de registro (Delegacia Virtual e SROP) entram em funcionamento, primeiramente, na Capital e Várzea Grande e depois será implantado nas delegacias da Polícia Judiciária Civil do interior do Estado de Mato Grosso.

O site da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) vem em uma versão mais leve, clara e objetiva ao usuário do sistema de registro de boletins de ocorrência pela internet. A unidade virtual aumentou o número de registros de ocorrências, que antes estava restrito apenas alguns tipos de furtos, extravios de documentos, denúncias e comunicação de pessoas desaparecidas.

Agora o ambiente virtual da Delegacia permite ao cidadão registrar todos os tipos de furtos simples, desde que não tenha havido violência ou grave ameaça à pessoa, caracterizando roubo ao invés de furto, ou que seja necessária a realização de perícia, como no caso de furto com arrombamento.

“A versão atualizada da Delegacia Virtual é outra grande vantagem que a Polícia Judiciária Civil coloca à disposição da sociedade, pois dentre seus benefícios podemos destacar a minimização de filas nos plantões, maior proximidade e interação com a população, em razão de termos ampliado o rol de ocorrências para registro e acrescido campos onde a população pode tirar dúvidas e se orientar como utilizar a Delegacia Virtual”, ressaltou o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.

Para operar os novos sistemas, a Polícia Civil capacitou 150 policiais que multiplicarão os conhecimentos nas unidades policiais da Capital e Várzea Grande. A capacitação também será realizada com os servidores do interior.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17003/visualizar/