Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 21 de Março de 2012 às 13:39
Por: Marcela Brito

    Imprimir


Em resposta a não instalação de porta giratória e biombos nas agências, bancários e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizam ato por mais segurança, hoje (21) em frente aos bancos Itaú e Santander da Rua Barão de Melgaço, Centro. Esta ação marca o dia nacional de luta por mais segurança nos bancos. Houve o retardamento da abertura das agências por uma hora.

Através do teatro com um ladrão e um cliente vítima de saidinha de banco, os trabalhadores representaram a insegurança da população nas agências e com a exposição de um biombo, reforçaram a cobrança pela instalação das barreiras visuais nos caixas em cumprimento a Lei Municipal dos Biombos em Cuiabá.

Itaú e Santander - O motivo de realizar o protesto na porta do Itaú e do Santander se dá pelo fato desses dois bancos não terem instalado os biombos e por ainda não haver porta giratória com detector de metal na agência do Itaú da Rua Barão de Melgaço, Centro.

“É uma vergonha que o Itaú não tenha porta giratória com detector de metal e não tenha biombos, bem como o banco Santander. O SEEB-MT vai continuar pressionando os bancos para oferecer segurança para a população, clientes e bancários. Os bancos devem agir para proteger as pessoas que são prioridades”, diz o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

O banco Itaú vem andando na contra mão diante dos resultados obtidos em 2011 quando obteve um lucro de 14,6 bilhões de reais, demonstrando total descaso com o atendimento decente. “Somente nos primeiros meses de 2012, o Itaú já demitiu mais de 30 chefes de famílias em Mato Grosso, comprovando assim que ‘responsabilidade social e sustentabilidade’ no Itaú são questões fictícias”, destaca o secretário do SEEB-MT e funcionário do Itaú, Natércio Brito.

Dados - A instalação de portas giratórias, no final dos anos 90, após muita luta dos bancários e aprovação de leis em vários municípios, reduziu o número de assaltos no Brasil e trouxe mais segurança para trabalhadores, clientes e usuários. Conforme a estatística nacional da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve 1.903 assaltos, consumados ou não, em 2000. O número caiu para 369 em 2010, uma queda de 80,61%. Entretanto, houve um crescimento para 422 ocorrências em 2011, ano em que vários bancos retiraram portas giratórias, um aumento de 14,36% em relação a 2010.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17402/visualizar/