Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 11 de Março de 2012 às 09:20

    Imprimir


O sistema educacional de Cuiabá foi foco de debate no sábado (10.03) pelos líderes do Movimento Cuiabá de Verdade, formado pelo PDT, PSB, PPS e PV. Conforme explanações e análises de mestres na área, a situação física e material das escolas públicas na capital de Mato Grosso é deficiente, porém, se houver vontade dos gestores, é possível melhorar. A discussão ganhou reforço com a presença do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro de Educação.

Referência na área de educação no Brasil, o senador Cristovam Buarque defende a federalização da educação básica no Brasil. Por esse modelo, a União assumia a responsabilidade das séries iniciais. Todos os professores teriam o mesmo salário, pois seriam contratados por meio de concurso federal, e o ensino seria parecido em todo o território brasileiro.

Autor da lei que institui o piso salarial, o senador reconhece que maioria das prefeituras tem sequer condições de pagar o piso, que hoje é de R$ 1.400, daí da necessidade do governo federal entrar na educação básica. "Para o investimento é preciso dinheiro, mas também vontade política", disse Cristovam.

Filho de professora da educação básica e professor universitário, o senador Pedro Taques (PDT) entende e destaca o papel do professor e da educação de qualidade na sociedade. "A educação transforma o indivíduo em cidadão. Com isso é possível a ascensão social, que por sua vez permite que o cidadão trabalhe por sua sociedade. É um clico que depende da educação”, disse o senador Pedro Taques.

Conforme exposição feita pelo professor Suelme Fernandes, 56% das escolas de Cuiabá estão tem a nota abaixo na da média nacional do Ideb. Mostrando uma situação dramática, 57 escolas não têm cobertura nas quadras e outras 21 têm sequem uma quadra. Em contraponto, o professor Antônio Máximo disse que a situação não é tão ruim porque, apesar dos baixos salários, os professores buscam qualificação. "68% dos professores têm pelo menos uma especialização”.

Para o senador do Distrito Federal, a educação no Brasil é "de cabeça para baixo”, no sentido que há investimento e prioridade na educação superior, enquanto a educação básica é recriminada. "Porém, o ensino superior só será bom se o ensino médio for bom. Da mesma maneira o ensino médio só será bom se o ensino fundamental for bom”, ponderou o senador Cristovam.

Debate com qualidade

A presença do senador Cristovam em Cuiabá deu reforço ao projeto político do grupo Cuiabá de Verdade, que já tem pré-candidatos a prefeitura. Porém, o mais importante, conforme ressaltou o empresário Mauro Mendes, presidente do PSB Cuiabá, o senador trouxe mais qualidade ao debate para políticas públicas para Cuiabá.

Além da palestra do senador Cristovam, também participaram do evento como mediadores professores que expuseram o quadro da educação em Cuiabá e também deram caminhos de melhoras. Foram palestrantes a presidente da subsede do Sintep Cuiabá, Helena Bortolo (PSB), o professor doutor da UFMT, Antonio Carlos Maximo (PPS) e José Roberto Stopa (PV), o professor mestre Suelme E. Fernandes (PSB) e a professora mestre em educação para jovens e adultos Suzane Rondon (PDT).

O senador Cristovam Buarque se disse satisfeito com a afinidade de ideais expostos pelos diferentes partidos e que é possível construir políticas públicas educacionais com interesse de todos. "Além de senador, ex-ministro da educação, sou político. Não é a hora de definir nomes, mas já é hora de definir propostas, e é o que estamos fazendo”, disse Buarque.

O evento suprapartidário contou com a presença do presidente do PSB em Cuiabá, Mauro Mendes, do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), deputado estadual Zeca Viana (PDT), o presidente municipal do PDT, médico Kamil Fares, o presidente e secretário geral do PV, Roberto Stopa e Aluísio Leite, respectivamente.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17486/visualizar/