Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 28 de Fevereiro de 2012 às 10:12

    Imprimir


Foto: Arquivo
Penitenciária da Mata Grande
Penitenciária da Mata Grande

Mais de 50 policiais foram mobilizados no município para cumprir 9 Mandados de Prisão e nove Mandados de Busca e Apreensão emitidos pela 1ª Vara da Criminal de Rondonópolis. O objetivo é desarticular uma quadrilha baseada na penitenciária da Mata Grande, de onde controlavam a distribuição de entorpecentes na região sul do estado. Um Policial Militar participava dos crimes facilitando a entrada de drogas e telefones celulares no presídio e coordenando a quadrilha fora da cadeia.

Ao longo dos quatro meses de investigação da Operação Raiz ocorreram 4 apreensões de entorpecentes, totalizando mais de 297 kg de drogas e 9 pessoas presas. Além disso constatou-se que com a participação de agentes públicos tornou-se comum a entrada de telefones dentro do presídio, permitindo que os criminosos continuem coordenando seus negócios a partir de suas celas mesmo após condenados por crimes como homicídio, tráfico de drogas e de armas.

A Operação Raiz recebeu essa designação porque nos levantamentos preliminares os criminosos se referiam a um dos chefes da quadrilha apenas como o “Mandioca”, e é um prolongamento da Operação Xadrez deflagrada ano passado contra o tráfico baseado na Cadeia de Itiquira e na própria penitenciária da Mata Grande. Os trabalhos se iniciaram após a apreensão de um tablete de maconha no telhado do presídio e de diversas apreensões nas celas realizadas pela Polícia Militar e Agentes Prisionais.

As investigações para interromper o envio de drogas e telefone à Mata Grande devem prosseguir após o encerramento dessa operação, pois há um grande efeito nocivo à sociedade uma vez que os criminosos estabelecem no presídio uma base de atuação no sul do Mato Grosso e continuam a administrar sem interrupção seus negócios ilícitos.
 





Fonte: Ascom PF

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17555/visualizar/