Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 16 de Fevereiro de 2012 às 06:33

    Imprimir


O presidente da Subcomissão Especial para Analisar Formas de Financiamento de Mídia Alternativa, deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) afirmou que conduzirá os debates em torno deste assunto, de forma a permitir a manifestação de todos os grupos sociais interessados em contribuir para a formatação de um modelo de comunicação alternativa que atenda aos interesses do Brasil.

Para o parlamentar, é preciso fazer uma ampla discussão em torno de um dos debates mais importantes da década, o financiamento público das mídias alternativas que surgem como novos agentes no setor da Comunicação Social com independência e responsabilidade social.

“Estamos diante de uma situação totalmente nova na história da humanidade, pois, o desenvolvimento das tecnologias digitais criou a possibilidade real de comunicação entre todos os povos do planeta, de forma tão rápida e eficiente que o processo está ocorrendo, em boa parte, à margem dos estados nacionais”, avaliou o parlamentar.

Neste contexto, as formas alternativas de comunicação, como redes sociais, blogs e rádios comunitárias, criaram um ritmo de produção contínua de conteúdo em que o receptor da informação também é produtor e pode interferir no fluxo midiático, potencializando a divulgação da mensagem recebida.

“A midia alternativa é um canal de democratização efetiva da sociedade, de fortalecimento do caráter multicultural, permitindo a manifestação de grupos sociais minoritários ou marginalizados”, afirmou o democrata.

Segundo o deputado, não se pode perder de vista a importância crucial da comunicação para a formação dos cidadãos, uma vez que os conteúdos midiáticos interagem cada vez mais intensamente com as escolas, moldando a consciência dos alunos.

Diante do novo ambiente sociocultural criado pela Internet, a liberdade de produção e difusão de conteúdos é fator determinante da inclusão e da mobilidade social, e por isso, o deputado defende que a disputa em torno do acesso às novas mídias estará no centro do debate político, no Brasil e no mundo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17628/visualizar/