Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 19 de Janeiro de 2012 às 10:08

    Imprimir


Em torno de 120 famílias, moradores da localidade de Vale Abençoado (pertencente a Santo Antônio de Leverger-MT), situado na região da Serra de São Vicente, estão prestes a perderem a posse da terra devido a uma decisão judicial.

A pequena comunidade possui uma seção eleitoral, pertencente a 38ª zona, conta com escola, rede de energia, estradas municipais e tantas outras benfeitorias, construídas ao logo de mais de 15 anos de ocupação.

Um decreto de desocupação, em sede de reintegração de posse, tem tirado o sono dos cidadãos, que buscaram auxílio na Defensoria Pública de Mato Grosso para permanecerem na área plantando e criando animais.

Para o Defensor Público Air Praeiro Alves, coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária, a instituição quer evitar a desocupação compulsória, e só a desapropriação da área garantirá a tranquilidade das famílias.

Uma conversa sobre este assunto, com o Secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, não foi produtiva o suficiente para animar Dr. Air, que resolveu buscar o entendimento e apoio do Senador Pedro Taques, que tem a sensibilidade necessária para compreender a questão social e os anseios daqueles produtores rurais.

A reunião com o Senador foi realizada na tarde de quarta-feira, em Cuiabá, também com a presença do Defensor Público Rogério Borges Freitas.

Demonstrando confiança no trabalho desenvolvido pela Defensoria, Pedro Taques entendeu o apelo social que a causa representa e garantiu se empenhar em fazer gestão junto ao governo do Estado, buscando, primeiramente, entendimento com Lacerda e posteriormente com o governador Silval Barbosa.

Enquanto o processo está em grau de recurso, os moradores da área e os Defensores Públicos aguardam um posicionamento positivo do Estado, na esperança da desapropriação e posterior regularização fundiária, garantindo a cada família o título definitivo da área.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17859/visualizar/