Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 10 de Janeiro de 2012 às 15:36

    Imprimir


Foto: Arquivo
Presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva
Presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), esteve na agência do Itaú de Várzea Grande nesta terça-feira (10), após a explosão de um caixa eletrônico durante a madrugada. O SEEB-MT solicitou que a agência não funcionasse hoje devido aos estragos causados pela explosão e para que bancários e clientes não ficassem expostos em um local inseguro.

De acordo com dados do SEEB-MT, este é o terceiro ataque a caixa eletrônico em Mato Grosso em 2012, sendo o primeiro a ter o dinheiro levado. Segundo o diretor do Sindicato, Natércio Brito, a agência está toda danificada com a parte do auto atendimento destruída pela explosão de um terço de dinamite que foi utilizada. Ele destaca que os bandidos levaram toda a parte do caixa eletrônico que estava com o dinheiro. “A parte onde ficam os caixas foi destruído e demonstra o quanto a agência é insegura”.

Esta terceira agência atacada neste ano já foi alvo de criminosos em maio de 2010. Além de não priorizar a segurança nos bancos para os clientes e bancários, a agência não tem monitoramento por câmeras, o que faz do local um alvo fácil para os criminosos. Entre as reivindicações do SEEB-MT está a instalação de câmeras dentro e ao entorno dos bancos para que os ladrões sejam identificados.

O presidente do Sindicato, Arilson da Silva, observa que enquanto os bancos não investirem em segurança, as ações criminosas serão constantes em Mato Grosso. “Mesmo com os 56 ataques a bancos no Estado em 2011, os bancos mantiveram sua postura inerte e não investiram em segurança. É uma vergonha, os bancos com os lucros que acumulam não valorizarem a população investindo em ambientes seguros”.

Caixas eletrônicos

Além da explosão do caixa eletrônico do Itaú nesta terça-feira (10), outros dois sofreram ataques neste mês de janeiro. No primeiro dia do ano, um caixa eletrônico que fica em um mercado de Rondonópolis sofreu uma tentativa de arrombamento e um vigilante foi feito refém. A segunda ação foi em um caixa eletrônico do Santander que fica na subprefeitura de Cuiabá localizada no Coxipó, onde bandidos foram presos enquanto colocavam explosivos no local.
 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17920/visualizar/