Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 04 de Janeiro de 2012 às 14:46

    Imprimir


PJC-MT
A procura pelo serviço virtual cresceu 92,88% em 2011, em relação a 2010.
A procura pelo serviço virtual cresceu 92,88% em 2011, em relação a 2010.
Mais de 45 mil pessoas acessaram o site da Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Em 2011, 45.637 usuários entraram no site para fazer o registro de boletim de ocorrência online, que enviou 35.809 boletins procedentes aos cidadãos que optaram pela comunicação de pequenos delitos via internet. A procura pelo serviço virtual cresceu 92,88% em 2011, em relação a 2010, que registrou 23.660 acessos ao sistema com 18.901 ocorrências legitimadas.

A maior procura pelo serviço da Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) foi  para o furto ou extravio de documentos, que chegou a 94% do total de registros feitos no sistema. A equipe da Delegacia Virtual confirmou os dados e emitiram 33.571 boletins de ocorrências de perdas de documentos. Em segundo lugar veio o furto/extravio de celular (519), furto/extravio de placa de veículo (389) e as denúncias com a confirmação de 200 informações e 1.176, consideradas improcedentes.

Em 2011, uma média mensal de 3 mil pessoas optaram pelo atendimento virtual e deixaram de comparecer a uma das delegacia físicas da Polícia Civil. A opção pelo registro de boletim de ocorrência pela internet ajuda na diminuição das filas nas delegacias e também do tempo de espera.

Além da perda de documento, o serviço virtual também disponibiliza o registro de pequenos furtos, sem violência, como furto/extravio de celular e de placas de veículos, notificações de desaparecimento de pessoas, localização de pessoas e denúncias.

A coordenadora da Delegacia Virtual, investigadora Benedita Maria Vasco Reis, explicou que procura pela Delegacia Virtual cresceu devido à popularização da internet, que vem ganhando espaço pela econômia de tempo e rapidez do atendimento. Conforme Benedita, a instalação de um ponto no Ganha-Tempo também facilitou o registro, principalmente das perdas de documentos, já que o boletim é requisito para tirar a segunda via da carteira de identidade. Outro ponto destacado é a divulgação do servido via imprensa e nos mutirões comunitários.

Um dos problemas verificados pelos técnicos da Delegacia Virtual está na inconsistência dos dados. Somente no ano de 2011, quase 10 mil ocorrências não foram convalidadas por apresentar erros no preenchimento das informações ou por falta de confirmação dos dados declarados pelas vítimas.

Conforme a coordenadora, o usuário precisa tomar alguns cuidados na hora de preencher os campos e principalmente estar atento para não esquecer de informar o contato, com telefone e e-mail. “É feita uma checagem dos dados e quando a ocorrência não é convalidada. A resposta vai por e-mail com orientação para procurar uma delegacia”, disse.

Quando há erros no preenchimento, a equipe da Delegacia Virtual entra em contato via telefone com a pessoa e informa o erro. “Para que não tenha que ir a uma delegacia”, complementa.

A procura pelo registro de boletim de ocorrência via internet deverá aumentar ainda mais com as melhorias que serão implantadas no sistema até fevereiro de 2012, pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Segurança Pública (SESP) junto com a Coordenadoria de Informação e Tecnologia da Polícia Judiciária Civil. Com as mudanças, o sistema se tornará mais leve, ágil e outros pequenos delitos poderão ser registrado pela internet.

Todas as ocorrências são analisadas e validadas em até quatro horas. Em média, a maioria das respostas é encaminhada em 20 minutos. A vítima recebe uma cópia do boletim de ocorrência via e-mail, validado pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência. Uma via do boletim vai também para a delegacia mais próxima do local do fato ou para a unidade especializada no delito, objetivando dar continuidade ao procedimento.

O boletim de ocorrência gerado pela Delegacia Virtual tem o mesmo valor jurídico dos boletins confeccionados nas delegacias físicas. O serviço está disponível para toda a população de Mato Grosso que venha a precisar.

Para falar com a Delegacia Virtual o telefone da base fixa é o 3901-4834, instalada na Central de Ocorrências, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) - Cuiabá. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17964/visualizar/