Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 20 de Dezembro de 2011 às 21:32
Por: Andrea Jover

    Imprimir


Foto: Arquivo

O Projeto Qualificação-Ação Integrada entrega nesta quinta-feira (22) certificados do curso de pedreiro em alvenaria para 17 egressos do trabalho análogo ao escravo ou em situação de vulnerabilidade social. Estes trabalhadores foram resgatados durante ações fiscais da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/MT) e passaram por abordagem sócio-profissional e assistencial.

O curso de alvenaria predial foi realizado entre os dias 28 de novembro e 20 de dezembro, cumprindo carga horária de 180 horas. Nesta quarta-feira (21), eles recebem treinamento sobre Primeiros Socorros, Teoria de Prevenção e Combate a Incêndio Urbano, Evacuação de Emergência nas Edificações e Teoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais Predial, na unidade do SENAI do Distrito Industrial, oferecido pelo Corpo de Bombeiros, com duração de 8 horas.

Além da profissionalização, os trabalhadores foram beneficiados com transporte intermunicipal, translado para o curso, alimentação (café da manhã, almoço e janta), ajuda de custo, hospedagem oferecida pelo Centro de Pastoral para Migrantes e palestras educativas nas áreas de cidadania e ética, direitos e deveres trabalhistas, higiene pessoal e relações interpessoais.

Provenientes de várias localidades de Mato Grosso - como Rondonópolis, Juscimeira, Jauru, Jancada Roncador (Chapada dos Guimarães) e Comunidade do Chumbo (próximo a Poconé) – estes egressos participaram, durante sua permanência em Cuiabá, de atividades voltadas ao lazer. Conheceram o Parque Mãe Bonifácia, o Sesi Park, foram ao shopping e ao cinema. Receberam ainda assistência psico-pedagógica e orientação para a confecção de documentos pessoais e abertura de conta corrente.

O projeto Qualificação-Ação Integrada é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ministério Público do Trabalho (MPT/MT) e Centro de Pastoral para Migrantes (CPM/MT). De 2009 a 2011, o programa qualificou 302 trabalhadores egressos do trabalho escravo ou em situação de vulnerabilidade social em cursos como pedreiro, pintor, eletricista e corte e costura. O projeto tem como proposta reintegrar o trabalhador a sua vida social, proporcionando elevação educacional e qualificação profissional.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18056/visualizar/