Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 16 de Dezembro de 2011 às 10:36
Por: Nathalia Passarinho

    Imprimir


Presidenta Dilma Rousseff
Presidenta Dilma Rousseff

O percentual de eleitores que avaliou o governo da presidente Dilma Rousseff como ótimo ou bom passou de 51% em setembro para 56% em dezembro, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (16).

Segundo o levantamento, 9% consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo, contra 11% na pesquisa anterior.

A aprovação pessoal de Dilma ficou praticamente estável, oscilando de 71% dos eleitores em setembro para 72% em dezembro.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode ser de 70% a 74%.

O percentual dos eleitores que desaprovou a maneira de governar de Dilma permaneceu estável em relação à pesquisa anterior - 21%. Dos entrevistados, 7% não souberam responder.

Entre 2 e 5 de dezembro, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 142 municípios de todas as regiões do país.

Desde que a última pesquisa foi divulgada, no fim de setembro, dois ministros deixaram o governo após denúncia de irregularidade, Orlando Silva (Esporte) e Carlos Lupi (Trabalho).

Expectativas
As expectativas em relação ao governo Dilma melhoraram. Dentre os entrevistados, 59% acreditam que o período restante do governo - mais três anos - será "ótimo" ou "bom", contra 56% na pesquisa de setembro.

Na comparação com o levantamento de dezembro de 2010, o otimismo diminuiu. Na ocasião, 62% dos eleitores previam que o governo da presidente Dilma seria "ótimo" ou "bom".

Combate à inflação
A pesquisa Ibope revela ainda que a maioria da população brasileira continua a desaprovar as ações do governo Dilma no combate à inflação. De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados não concorcordam com a política de combate ao aumento de preços, enquanto 39% aprovam. Em setembro, a desaprovação era de 55%, contra 38%.

Tolerância zero
Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que aconteceu um pouco antes da divulgação dos números da pesquisa Ibope, a presidente afirmou que seu governo tem “tolerância zero” à corrupção.

Dilma afirmou que não “tem compromisso com qualquer prática inadequada de corrupção” e negou que sua relação com os partidos políticos tenha sido um momento difícil no seu primeiro ano de governo.

“Não tem nenhum compromisso com qualquer prática inadequada de corrupção dentro do governo. É nenhum, é zero. Tolerância zero. Eu vou cada vez mais exigir que os critérios de governança internos do governo sejam critérios internos do governo, que nenhum partido politico interfira na relação”.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18086/visualizar/