Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 05 de Dezembro de 2011 às 20:15

    Imprimir


Glauton Ninomiya
Governador Silval Barbosa e secretários recepcionam o vice-presidente da República, Michel Temer, em Cáceres
Governador Silval Barbosa e secretários recepcionam o vice-presidente da República, Michel Temer, em Cáceres

O vice-presidente da República, Michel Temer, chegou no início da noite no aeroporto de Cáceres (225 Km a Oeste de Cuiabá), acompanhado do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante-geral do Exército Brasileiro, Enzo Martins Peri. No início da noite, eles participam com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, da solenidade de assinatura do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).

O vice-presidente foi recepcionado pelo governador Silval Barbosa; prefeito de Cáceres, Túlio Fontes; secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado; secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, e dos deputados federais Carlos Bezerra, Valtenir Pereira e Pedro Henry, e estaduais, Walter Rabelo e Airton Português.

Segundo Silval Barbosa, o encontro com o vice-presidente é importante para mostrar as dificuldades na fronteira, detectadas principalmente depois das operações Gênesis e, mais recentemente, a Operação Ágata III. O governador salientou que o maior obstáculo em Mato Grosso hoje são os cerca de 700 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia.

O Governo de Mato Grosso também vem tomando algumas medidas para estruturar o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a implantação do Sistema de Inteligência Integrada, conforme Silval. "Queremos ter todas as ferramentas para combater o crime organizado. Até porque hoje dispõem de maior aparato e medidas precisam ser tomadas para combater esses delitos", afirmou.

As autoridades seguiram para o 2º Batalhão de Fronteira do Exército (2º BFron), onde foram recebidos com honras militares e, na sequência, assistirão uma palestra sobre o resultado da Operação Ágata III. Posteriormente participarão da solenidade de assinatura do decreto de criação do GGI-F. 

Plano Estratégico de Fronteira

A instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) está prevista dentro da proposta do Plano Estratégico de Fronteira, lançado este ano pelo Governo Federal. O Plano Estratégico de Fronteira é coordenado pelo vice-presidente Michel Temer junto aos Ministérios da Justiça e da Defesa.

O objetivo do Plano é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada das instituições dos Ministérios da Justiça e da Defesa. Além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos praticados na faixa de fronteira brasileira.

Antes de Mato Grosso, o vice-presidente e comitiva visitaram as instalações do Quartel General do Comando Militar Oeste, em Campo Grande (MS), capital de um dos estados da região Centro-Oeste onde a Operação Ágata III foi realizada, desde o dia 22 de novembro, - em conjunto pelas forças de segurança do Governo Federal e governos estaduais - para o combate dos delitos transfronteiriços.

A comitiva está em Mato Grosso também para fazer o fechamento da Operação Ágata III.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18179/visualizar/