Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES
Sábado - 26 de Novembro de 2011 às 12:40

    Imprimir


Os alunos receberam os diplomas das mãos do presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro.
Os alunos receberam os diplomas das mãos do presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

Aplausos, gritos de guerra, emoção e discursos politizados. Assim foi a tarde de sexta-feira, 25 de novembro, para cerca de 100 alunos de quatro escolas estaduais de Mato Grosso, que participaram da diplomação do projeto Voto Consciente, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A diplomação ocorreu na casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE-MT. Os alunos receberam os diplomas das mãos do presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

Os partidos diplomados foram o Partido da Cultura, Esporte e Lazer (PCEL), da escola Marcelina de Campos; Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA), da escola Dione Augusta de Souza; Partido do Respeito às Diversidades (PRD), da escola Raimundo Pinheiro da Silva; e Partido da Cultura, Esporte e Lazer (PCEL), da escola Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Durante o evento, representantes de partidos formados nas escolas participaram de uma roda de bate papo, montada no palco da Casa da Democracia, para falar de política, cidadania e voto consciente.

O estudante da escola Dione Augusta e representante do Partido da Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Victor, 16 anos, disse que sua missão agora é fiscalizar o partido vencedor e ajudá-lo a cumprir as promessas de campanha. Quando questionado sobre o que acha ser mais importante na hora de votar, Paulo Victor afirmou que é pesquisar o perfil dos candidatos, o passado, o presente e as promessas para o futuro.

Vinicius Rafael, 16 anos, aluno da escola Raimundo Pinheiro e representante do Partido da Ética e Cidadania, já se prepara para as eleições do Projeto Consciente para o próximo ano. "Nós vamos começar a nos preparar para a eleição antes, pensar em mais projetos, debates, chamar mais a atenção dos nossos eleitores. Vamos aproveitar para observar o partido vencedor e cobrar quando for necessário", disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, classificou a diplomação e as manifestações destes alunos como um momento ímpar na história da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. "Vocês serão os eleitores de amanhã e estarão fazendo suas escolhas e que sejam feitas da maneira mais consciente possível".

O desembargador Rui Ramos lembrou aos estudantes que eventos dessa natureza, com jovens sentados em roda em um Tribunal Eleitoral, discutindo livremente políticas públicas, só são possíveis porque as gerações passadas lutaram pela democracia no Brasil em um passado muito recente, inclusive com prisões, torturas e derramamento de sangue. Por isso, a democracia precisa ser cuidada, consolidada, o que só pode ocorrer por meio da conscientização. "Eu, na idade de vocês, não podia me manifestar de forma livre, a não ser em família. É preciso compreender que a cidadania foi conquistada a duras penas, ela não foi dada, e isso faz parte de um processo participativo da sociedade".

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação, Fátima Resende, explicou que a secretaria aceitou de pronto a iniciativa do TRE-MT. "O foco do projeto é a conscientização e sensibilização dos nossos jovens com a participação social. O que tem que ficar claro para os alunos é que não só no ano eleitoral é importante a participação, mas também pós-eleição, pois é quando precisamos fiscalizar se tudo está andando conforme prometido. O projeto mostrou a fundamental importância da participação nas políticas públicas da sua comunidade, no emprego dos impostos, não só no ambiente escolar".

A diretora da escola estadual Dione Augusta, América Resende Andrade, afirmou que o projeto "tirou a venda dos olhos dos alunos", conscientizando e preparando para eleger os futuros representantes. "O projeto fez com que os alunos se tornassem cidadãos conscientes, responsáveis pelas suas decisões. O partido vencedor é exemplo de determinação, mostrou a realidade vivida na nossa comunidade. Eles foram para as ruas entrevistar os moradores e entregar o Jornal do Dione, desenvolvido pelos alunos da escola Dione Augusta. Eles conseguiram entender e passar para os colegas a importância da preservação do meio ambiente".

O projeto Voto Consciente teve o objetivo de estimular a consciência cidadã dos alunos, que após intensa campanha realizada nas escolas escolheram as políticas públicas prioritários para a comunidade em que estão inseridos. O sucesso do projeto Voto Consciente deve-se à intensa participação de professores, diretores e servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

O presidente do TRE, Rui Ramos Ribeiro encerrou o evento agradecendo os professores, alunos, diretores e servidores da Justiça Eleitoral, e reforçando o sucesso da parceria e do trabalho desenvolvido em grupo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18249/visualizar/