Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 16 de Novembro de 2011 às 21:16
Por: Nathalia Passarinho

    Imprimir


Ministro do Trabalho, Carlos Lupi
Ministro do Trabalho, Carlos Lupi

O presidente do PDT, André Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (16) que o partido vai discutir se a permanência do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, à frente da pasta é "oportuna".

Segundo ele, a executiva nacional do partido vai se reunir nesta quinta (17), em Brasília, para avaliar as denúncias de que Lupi teria usado, durante viagens ao Maranhão em 2009, um avião pago por Adair Meira, dirigente de ONGs posteriormente beneficiadas por convênios com o ministério.

"Nós temos hoje total confiança no ministro Lupi, confiança de que não houve irregularidade. Resta saber se é oportuna a permanência dele no Ministério do Trabalho", afirmou. Figueiredo disse que o partido está sofrendo "desgaste" com as denúncias.

"É uma situação de desgaste, por mais que se questione a gravidade do conteúdo, mas o nome dele [Lupi] e do partido sendo colocado todo dia de forma negativa na imprensa é desgastante", afirmou.

Segundo Figueiredo, Lupi disse que a presidente Dilma Rousseff reiterou a confiança nele e pediu que permanecesse à frente do Ministério do Trabalho. "Segundo Lupi, a presidente reiterou a confiança no trabalho dele e não vê motivos para substituí-lo."

O presidente do PDT afirmou esperar que Lupi esclareça as incertezas em torno do pagamento das aeronaves usadas em 2009.

"Esse equívoco tem que ser esclarecido. Tem que explicar a cessão do Sêneca e o uso do King Air", afirmou. Segundo ele, Lupi admitiu ter andando no avião de modelo King Air, mas disse que "não sabia" que a aeronave havia sido "providenciada" por Adair Meira.

"Ele não sabe de onde veio a aeronave King Air. Não se lembrava que tinha andado nesse voo", disse Figueiredo.

Segundo um integrante da cúpula do PDT, parcela "significativa" do partido já quer a substituição de Lupi por achar que a sigla é "a maior prejudicada" com as denúncias que envolvem o ministro. Ele afirmou que o partido poderá colocar o cargo à disposição de Dilma, sem indicar nomes.

Foto no avião
Nesta terça (15), foi divulgada uma foto de Lupi desembarcando em um turbo-hélice King Air. Em nota divulgada na semana passada, o Ministério do Trabalho havia dito que, durante a viagem ao Maranhão, o ministro andou somente em um bimotor Sêneca “de responsabilidade do PDT”.

Em entrevista também nesta terça, o empresário Adair Meira contradisse Lupi ao afirmar que esteve com o ministro na mesma aeronave em um dos trechos da viagem. Ele confirmou ter intermediado o aluguel do King Air, mas negou ter arcado com os custos.

Nesta quarta-feira (16), o presidente do PDT no Maranhão, Igor Lago, afirmou que o partido não pagou pelo aluguel das aeronaves usadas pelo ministro do Trabalho. Ele disse que enviou na tarde de terça (15) a declaração de contas do PDT maranhense ao presidente nacional da sigla, deputado André Figueiredo (CE).

"Na declaração de contas de 2009, não constatamos nenhum pagamento do partido pela viagem. Não temos a menor ideia de quem pagou pelo aluguel dos aviões. O PDT não pagou", afirmou ao G1.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18317/visualizar/