Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 17:01

    Imprimir


Jana Pessôa/Setas-MT
Restaurante Prato Popular
Restaurante Prato Popular
Com o propósito de promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas de baixa renda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), criou, em 2004, o Restaurante Prato Popular, instituição que fornece em torno de 300 refeições diárias em suas dependências.

A um custo de R$ 1,50, o restaurante oferece comida variada, com ingredientes para suprir as necessidades nutricionais de um adulto. “Procuramos variar o cardápio, para atender todo o público. Servimos peixe, frango e outras carnes, para que a alimentação não fique repetitiva”, detalhou o responsável pela coordenação de Segurança Alimentar do Restaurante Prato Popular, Aloizio Annunciação.

O Restaurante Comunitário tem grande alcance social na baixada cuiabana. Mesmo sendo voltado preferencialmente para idosos, o restaurante atende também trabalhadores autônomos, vendedores ambulantes e desempregados.

Dona Luzenir, de 69 anos, ressalta a importância do restaurante Prato Popular na sua vida. “A população de baixa renda necessita desse serviço nutricional, porque proporciona uma economia mensal no orçamento”, disse a aposentada.

Frequentador assíduo do local, Pedro Alves, de 73 anos, também ressalta a relevância social deste projeto implementado pelo Governo do Estado. “Há sete anos eu almoço aqui e aproveito deste beneficio do Governo, que proporciona um alimento digno e saudável para as pessoas mais necessitadas”, destacou o idoso.

O estabelecimento alimentício possui um quadro de 15 colaboradores, entre funcionários e prestadores de serviços. Para alimentar-se no local é necessário preencher um cadastro, ter renda mensal de até um salário mínimo e uma carteirinha, feita pelos funcionários do estabelecimento.  

Por mês são servidas mais de seis mil refeições. “Este restaurante é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado com a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enfatiza o coordenador de Segurança Alimentar, Aloízio Annunciação.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18431/visualizar/