Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 20 de Outubro de 2011 às 16:22

    Imprimir


A Polícia Federal em Mato Grosso deflagrou  nesta quinta-feira (20) a Operação Hernandárias de combate ao contrabando de cigarros, medicamentos e outras mercadorias com entrada irregular no Brasil.

As investigações iniciadas em 2010 apontaram a existência de uma grande organização criminosa, com 03 núcleos, cada um com um líder. Através de serviços de inteligência, troca de informações com outros órgãos de controle e forças policiais, juntaram-se informações suficientes para apontar a ligação entre esses núcleos.

Durante o processo investigatório, foram lavrados 11 (onze) autos de prisão em flagrante, durante as investigações, sendo 07 pela Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis e 04 pela Superintendência Regional em Mato Grosso.

Neste período, 20 pessoas foram presas pela prática de crimes de contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes e importação ilegal de remédios. Nestas ações foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Além da apreensão de mercadorias a Receita Federal lançou tributos e multas que alcançaram cerca de 8, 5 milhões de reais.

O principal produto contrabandeado pelos grupos é o cigarro que é revendido em diversos municípios do Estado do Mato.

Foram expedidos 08 mandados de prisão temporária, 22 de busca e apreensão em residências e locais de comércio além de 11 mandados de condução coercitiva para interrogatório, onde a pessoa é ordenada judicialmente a acompanhar os policiais e prestar depoimento.

A ação foi batizada como “Operação HERNANDÁRIAS”, em referência à província do Paraguai onde se concentram os maiores fabricantes de cigarros que são introduzidos ilegalmente no Brasil.





Fonte: Ascom PF

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18547/visualizar/