Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 20:35

    Imprimir


Autoridades, lideranças locais e demais cidadãos de Acorizal compareceram ao Centro de Inclusão Digital do município, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência, para participar da revisão biométrica do eleitorado, lançada nesta terça-feira (18/10) pela juíza da 39ª Zona Eleitoral, Célia Regina Vidotti.

“Este processo possibilitará que a identificação do eleitor seja mais confiável e segura, excluindo eventual possibilidade de fraude no processo de votação, como por exemplo nos casos de nomes idênticos”, disse a magistrada, ao observar que o sistema reduz a zero a probabilidade de uma pessoa votar pela outra.

A juíza Célia Vidotti ressaltou ainda que o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral trará benefícios para o cidadão em outras áreas da vida social, para além do ato de votar. “As informações obtidas pelo cadastramento biométrico em breve serão utilizadas pelo governo e por outras instituições, como a Caixa Econômica Federal, no caso daqueles que são beneficiados pelos programas assistenciais, e também para a implantação do Registro de Identificação Civil (RIC)”.

O prefeito Meraldo Figueiredo Sá foi o primeiro a se apresentar para a revisão biométrica do eleitorado, munido dos documentos necessários.

“Os dados mostram que o número de eleitores de Acorizal ultrapassa 80% em relação ao total de habitantes. E que pode ter eleitores sem vínculo com o município votando aqui. Vamos todos nos unir para que este trabalho da Justiça Eleitoral tenha êxito. Não queremos que pairem dúvidas de que quem vota aqui é cidadão de Acorizal”, disse o prefeito, conclamando a população a comparecer ao local para a revisão biométrica.

Acorizal possui uma população de 5.516 habitantes para 4.909 eleitores. O percentual de eleitores, em relação à população total, é de 89%. Considerando a população não apta a votar (menores de 18 anos), conclui-se que o índice apresentado pelo município pode ser indício de distorções no cadastro de eleitores, o que demanda a revisão do eleitorado.

O atendimento em Acorizal é das 9 às 18 horas, sem intervalo para o almoço. O eleitor deve comparecer ao Centro de Inclusão Digital (no centro da Cidade), munido de um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho). Além do documento pessoal, é necessário levar um comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone fixo, datada entre 18 outubro de 2010 e 18 de julho de 2011). Para comprovar vínculo com o município também são aceitos registros de propriedades (imóveis).

O eleitor que não comparecer para a revisão terá o título cancelado.

O diretor geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Diogo, representou o tribunal na abertura dos trabalhos da biometria em Acorizal, acompanhado do coordenador jurídico da Corregedoria, Felipe Biatto, e do secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes Júnior.

BIOMETRIA SERÁ LANÇADA EM LIVRAMENTO NESTA QUARTA

 

Até o dia 7 de novembro deste ano, a revisão biométrica do eleitorado será lançada em outros seis municípios. Além da Acorizal, as cidades de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Ponte Branca, Jangada e Vale do São Domingos também deverão realizar as eleições municipais de 2012 utilizando urnas eletrônicas biométricas, de última geração.

O lançamento da revisão biométrica do eleitorado em Nossa Senhora do Livramento será às 9 horas desta quarta-feira, 19 de outubro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18568/visualizar/