Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 10:39

    Imprimir


Lançamento da Campanha Estadual do Desarmamento 2011.
Lançamento da Campanha Estadual do Desarmamento 2011.

Os moradores do bairro Pedregal prestigiaram na segunda-feira (17.10) o lançamento da etapa estadual da Campanha do Desarmamento 2011. A solenidade aconteceu na Base Comunitária do bairro e contou com a participação de autoridades, moradores e jovens participantes do projeto Rede Cidadã. O governador Silval Barbosa fez um chamamento para que os cidadãos entreguem suas armas e evitem mais acidentes e mortes.

Além dos 13 pontos de coleta encontrados em bases das Polícias Federal (PF) e Rodoviária (PRF), agora o Estado conta com outros 24 postos distribuídos em 17 municípios com unidades de Segurança Pública credenciadas. “A entrega é remunerada, mas o mais importante é tirar essas armas de circulação para que esses artefatos – que muitas vezes estavam nas mãos de pessoas do bem – não caiam nas mãos de quem está por conta do crime organizado”.

Paulo Lima Cardoso, 61, entregou as duas armas que possuía há cerca de cinco anos, pensando em um futuro menos violento. O mesmo fez o aposentado Orlando José Maria, 61, que entregou um revolver calibre 38. Orlando diz que decidiu entregar arma para evitar acidentes ou fatalidades, como a que aconteceu em São Caetano do Sul (SP), em setembro deste ano, quando um menino atirou contra a professora e depois se matou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, a campanha do desarmamento tem como foco os cidadãos. O secretário explica que, ao ter uma arma em casa, corre-se o risco de utilizá-la de forma errada em um momento de desespero, além da possibilidade de ocorrer um acidente no manuseio do armamento. Também há chances dessa arma acabar nas mãos de pessoas que compõe o crime organizado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias, lembrou ainda que estudos recentes apontam que cada 10 armas recolhidas e destruídas significa um homicídio a menos. “Não podemos mais banalizar a vida. O cidadão precisa se conscientizar da necessidade da paz. A arma passa a falsa sensação de segurança”.

Também participaram do lançamento da Campanha do Desarmamento 2011 o deputado estadual Baiano Filho, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa; o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Vilela; e demais autoridades.

Instruções - Para se dirigir a um posto de coleta de armas a pessoa deve preencher um formulário disponível no site da Polícia Federal. Só com o documento em mãos, devidamente preenchido, a pessoa pode se ir até uma unidade credenciada para entregar a arma. O processo é sigiloso e no momento da entrega o cidadão recebe uma guia para poder sacar o reembolso (entre R$ 100 e R$ 300) 24h após a entrega do artefato. Saiba mais em www.entreguesuaarma.gov.br






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18575/visualizar/