Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 22:13
Por: Iara Lemos e Sandro Lima

    Imprimir


Luiz Alves/Agência Senado
Kátia Abreu (TO) diz que quer participar de três comissões no Senado
Kátia Abreu (TO) diz que quer participar de três comissões no Senado

O PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vai pedir para integrar no mínimo quatro comissões permanentes no Senado. O pedido deve ser protocolado na próxima segunda-feira (10) pela senadora Kátia Abreu (TO) na Mesa Diretora na Casa. A bancada do PSD no Senado será formada por Kátia Abreu e Sérgio Petecão (AC).

Já na Câmara, a bancada já conta com 52 deputados federais confirmado, segundo o líder da legenda, Guilherme Campos (SP). Se consolidado esse número, o partido terá a terceira maior bancada na Casa, atrás apenas de PT e PMDB.

O número, porém, pode aumentar ainda mais. Para quem quiser disputar as eleições no ano que vem pelo PSD, o prazo para filiação se encerra nesta sexta-feira (7). Mas os políticos que apenas quiserem trocar de partido terá até o dia 28 de setembro se optarem pela legenda de Kassab.

No Senado, Kátia Abreu afirmou que a intenção do partido é integrar as comissões de Constituição e Justiça; a Comissão de Educação, Cultura e Esporte; a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização; e a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. A senadora quer vaga em pelo menos três delas.

"Cada um de nós dois [senadores] poderia ficar com três comissões. Eu gostaria de ficar na Comissão de Educação, na CCJ e Meio Ambiente. Vamos buscar nosso espaço", disse a senadora ao G1.

Com dois senadores, o PSD terá a segunda menor bancada no Senado, junto com PSOL e PC do B. Ficam na frente apenas do PV, PRB e PSC, que têm 1 senador cada.

Após ser oficializado o pedido, a Mesa Diretora da Casa precisa fazer uma recontagem dos partidos participantes de comissões para após dar uma resposta ao pedido do PSD. Na próxima semana, o partido também pretende definir quem ficará como líder da legenda na Casa.

Na Câmara, Guilherme Campos disse que a participação do PSD nas comissões da Casa vai ser pleiteada no próximo ano. Ele afirmou que "vai ter que se estabelecer uma nova divisão da Câmara" e que o PSD quer "ter espaço físico e as assessorias equivalentes".





Fonte: Do G 1

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18687/visualizar/