Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 20 de Setembro de 2011 às 20:19

    Imprimir


Sandra Santhanna/Sedraf/MT
Novo modelo da Agricultura Familiar é desenhado em Mato Grosso
Novo modelo da Agricultura Familiar é desenhado em Mato Grosso
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) foi palco de uma das maiores ações voltadas aos pequenos produtores rurais, na manhã desta terça-feira (20.08). Prefeitos e secretários de Agricultura de 32 municípios que compõem três Consórcios Intermunicipais, sendo eles: Vale do Rio Cuiabá, Região Sul e Nascentes do Araguaia se reuniram para formalizar a assinatura do termo de compromisso do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’.

“Tenho certeza que um novo cenário da agricultura familiar começa a ser desenhado em Mato Grosso. Teremos um 2012 farto em alimentos das cadeias produtivas da bovinocultura-leiteira, apicultura, piscicultura, ovino-caprinocultura, sociobiodiversidade e hortifruti”, disse o secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho ao discursar sobre os projetos realizados frente à secretaria, entre eles, a implantação do ‘Selo da Agricultura Familiar’ prevista para este ano, com o intuito de agregar valor ao produto que é produzido no Estado pelos produtores rurais.

O presidente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá que contempla 13 municípios e prefeito de Jangada, Valdecir Kemer conhecido como ‘Gauchinho’ destacou que o ‘Pacote da Agricultura Familiar’ vai garantir dinamismo na produção e melhorar a autoestima de quem vive no campo. “Temos que investir nos pequenos produtores e acredito que este é o caminho. Em Jangada, por exemplo, a cadeia da piscicultura está em ascensão. Durante o ‘Festival do Pastel’ preparamos um com recheio especial de peixe e fez o maior sucesso”, comemorou.

O prefeito de Alto Araguaia e presidente do Consórcio Nascentes do Araguaia, Alcides Batista Filho, parabenizou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e ressaltou que na região, o arranjo produtivo que começa a despontar é a apicultura. A produção de mel tem crescido muito e o consumo também. “Isso nos deixa motivados para produzir cada vez mais e melhor. Vamos investir em outros arranjos produtivos também com esse subsídio do ‘Pacote da Agricultura Familiar’”, pontuou.

Na Região Sul, o presidente do Consórcio e prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescacim, enfatizou que este programa de fomento a agricultura familiar vai contribuir para diversificar a produção. “As prefeituras vão trabalhar em conjunto com o Governo do Estado para que os insumos agrícolas cheguem até o produtor em tempo hábil para o plantio. Não mediremos esforços para alavancar a agricultura”, revelou.

José Domingos parabenizou o empenho e o compromisso assumido pelos prefeitos e ressaltou que o mérito é do governador Silval Barbosa de honrar o compromisso assumido durante campanha. “Não vamos parar por aqui, queremos lançar ainda este ano o ‘Pacote da Agricultura Familiar II’ que consiste na revitalização da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)”, explanou o secretário.

Participaram do evento presidentes de sindicatos rurais, líderes políticos e da sociedade civil organizada, o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino Reis representou o presidente Meraldo Sá.

Dos 15 Consórcios Intermunicipais, 12 já assinaram o termo de doação do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, sendo eles: Alto do Rio Paraguai (Diamantino), Vale do Juruena (Juína), Vale do Arinos (Juara), Vale do Guaporé (Pontes e Lacerda), Nascentes do Pantanal (Mirassol D´Oeste), Portal da Amazônia (Terra Nova), Vale do Teles Pires (Alta Floresta), Vale do Rio Cuiabá, Região Sul e Nascentes do Araguaia (Cuiabá). 

INVESTIMENTO

O ‘Pacote da Agricultura Familiar’ termina na próxima semana com a assintura do termo de compromisso dos três últimos Consórcios: Médio Araguaia (Água Boa), Alto da Boa Vista (Araguaia) e Norte Araguaia (Vila Rica) que receberão o investimento.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18830/visualizar/