Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 10:14

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Cerca de 561 veículos foram checados durante megaoperação na fronteira
Cerca de 561 veículos foram checados durante megaoperação na fronteira

Os oito dias da megaoperação deflagrada nos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada entre o Brasil e Bolívia estão sendo considerados positivos pela Segurança Pública de Mato Grosso. Setenta e oito pessoas foram presas, sendo 43 em flagrante e 35 por mandados de prisão, além de 69 armas e 552 munições apreendidas e 11 veículos recuperados. “Um número positivo para polícia, se considerado a quantidade de dias em que estamos trabalhando”, observou o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez.

Ainda, de acordo com o coordenador, a segunda edição da Operação Gênesis, deflagrada no último dia 26 de julho, já abordou nove mil pessoas, sendo 345 estrangeiros e 462 menores. “Vistoriamos 1.620 bagagens e checamos cerca de 561 veículos. Isso mostra a importância da Operação montada pelo Governo do Estado”, reforçou.

A Operação conta com cerca de 200 viaturas empregadas e mais de 600 pessoas envolvidas na força-tarefa da Segurança Pública em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, no combate aos crimes de fronteira.

Para combater esses ilícitos transfronteiriços, 120 barreiras foram montadas pelos policiais. Participam da segunda edição da operação Gênesis 37 instituições entre Polícia Militar, Civil, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, fiscais do Ibama e Indea, Receita Federal, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Ministério do Trabalho, Gaeco, Força Nacional, Abin, Polícia Rodoviária federal, entre outros parceiros da segurança.

Patrulhamento fluvial acontecem nos rios Cuiabá, São Lourenço, Paraguai e Jauru. Militares a pé também fiscalizam as chamadas ‘cabriteiras’ (estradas vicinais/alternativas abertas com a finalidade de transporte de drogas, para que os ‘mulas’- pessoas que transportam a droga, não tenham que passar pelas barreiras fixas de policiamento), e se embrenham no mato em busca de suspeitos.

Dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) dão apoio às ações dos agentes, no monitoramento do espaço aéreo e também no suporte para o deslocamento dos militares aos lugares mais longínquos.

SEQUESTRO

Durante a operação, policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, com apoio dos policiais do Gefron e Ciopaer, conseguiram êxito no desfecho de um sequestro no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). Para o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez, o apoio do grupamento especializado ajudou na resolução do caso. “O helicóptero do Ciopaer deu agilidade às buscas das polícias para conseguirem capturar os criminosos”, observou Ibanez.

Seis pessoas envolvidas no sequestro, que aconteceu no último dia 25 de julho, foram presas em flagrante. São eles: a vereadora de Vila Bela, Janine Elizabeth F. Veloso Silva, Valdir José da Silva, Edir Cambará da Silva, Rivaldo Surubi Rosália, Virgílio Pedraça Surubi, José Martinho Surubi. A prisão dos envolvidos também contou com apoio de policiais da Delegacia Regional de Pontes e Lacerda.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19253/visualizar/