Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 03 de Agosto de 2011 às 12:58

    Imprimir


Com objetivo de garantir segurança dentro das escolas públicas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, representantes das Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Educação (Seduc), além de 65 gestores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande que registram alto grau de vulnerabilidade social, se reuniram na tarde de terça-feira (02.08) para discutir as ações do programa Escola Segura.

O programa integra o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas (Pead), que será lançado pelo Governo do Estado e envolve diversas secretarias de Estado e poder judiciário na prevenção, repressão, tratamento e financiamento de ações no combate ao principal motivo de crimes em Mato Grosso: as drogas.

O Escola Segura prevê a inclusão de policiais aposentados para atuar nas escolas identificadas com problemas de diversas naturezas, realizando a prevenção de possíveis crimes. Esses policiais serão cadastrados e capacitados para atuar nas escolas.

O secretário adjunto de Inteligência da Sesp, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, explicou como a segurança irá atuar nas unidades. “Vamos trabalhar com vídeos e palestras educativas e garantir a proteção dos alunos e servidores”, disse.

Os projetos sociais da Sesp como Rede Cidadã e Proerd também deverão ser aplicados nas unidades. Para o gerente de Projeto Educativo da Seduc, Alan Kardec Benitez, esses projetos deverão ajudar a diminuir o índice de delitos no ambiente escolar. “Queremos fortalecer o projeto. Por isso montamos o Núcleo da Escola Segura, que terá por finalidade inibir a criminalidade e orientar os estudantes por meio de atividades educativas”, disse o representante da Seduc.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19270/visualizar/