Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 27 de Julho de 2011 às 10:54

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom-MT
Diógenes Curado, secretário de Estado de Segurança Pública, apresenta ´Pacto sobre o enfrentamento às drogas´ .
Diógenes Curado, secretário de Estado de Segurança Pública, apresenta ´Pacto sobre o enfrentamento às drogas´ .
O governador Silval Barbosa recebeu em seu gabinete na manhã de terça-feira (26.07) representantes de Secretarias de Governo e outras instituições lideradas pelo secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado. Na pauta foi apresentado ao governador o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas (Pead).

O documento é fruto de uma série de Fóruns Regionais realizados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Nestes eventos foram feitos uma série de diagnósticos sobre a problemática das drogas no Estado, além do impacto que o uso dessas substâncias provocam no meio social.

Neste contexto também foram traçados responsabilidades com o intuito de solidificar um Plano que abranja várias instituições, que trabalharão de acordo com suas competências com o objetivo de educar a população, reprimir o uso de entorpecentes ilícitos e garantir maior segurança principalmente das escolas.

De acordo com Diógenes Curado, que coordena a ação, o Plano Estadual é embasado em quatro eixos de trabalho: Prevenção, Repressão, Tratamento e Financiamento das Ações. Para isso, destaca o secretário, é necessária uma gama de instituições para que, em trabalho conjunto, se desenvolva ações na área de segurança, amparo assistencial, saúde, educação e também nos aspectos legais. “O plano será o mais abrangente possível, com várias Secretarias envolvidas e órgãos como a Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Justiça, Exército, entre outras”, destacou.

Outra preocupação, segundo Diógenes Curado, é trabalhar o assunto e garantir a segurança nas escolas por meio de ações localizadas nas instituições de ensino. “Temos um planejamento específico para trabalhar este tema de forma ampliada, lidando com o assunto dentro de salas de aula, mas também garantindo a segurança no entorno das instituições”, disse.

A proposta, complementou o secretário, é colocar policiais militares desarmados também dentro da instituição, fazendo um trabalho de inteligência e desenvolvendo atividades pedagógicas em parceria com educadores dando ênfase às questões de segurança e uso de drogas. “Aliado a essas questões específicas, também serão desenvolvidas ações de Saúde para tratamento de dependentes químicos, além do trabalho de repressão a entorpecentes já realizados pelas forças de segurança, que serão intensificados ainda mais”, concluiu.

O Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas está previsto para ser lançado na próxima semana. Participaram também da reunião o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, o secretário de Saúde, Pedro Henry, a secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, a secretária de Educação, Rosa Neide Sandes, o secretário de Planejamento, José Gonçalves Botelho do Prado, o secretário de Administração, Cesar Zílio, o secretário de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, o procurador Geral de Justiça, Marcelo Ferra, e o desembargador do Tribunal de Justiça, Marcos Machado, entre outros representantes.




Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19332/visualizar/