Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 20:26

    Imprimir


Apontado pela base governista como o responsável pela confusão e agressões de servidores contra parlamentares, um dia depois destes votarem favoráveis ao projeto que autoriza a “privatização” da Companhia, o vereador Lúdio Cabral (PT) convoca os integrantes do Fórum Contra a Privatização da Sanecap e demais interessados para reunião nesta terça-feira (19), às 9h, na sede do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.

“Já que o prefeito e a própria Câmara desconsideraram a vontade popular ao aprovar sem discussão a lei que autoriza a privatização da Sanecap, nós vamos mobilizar a população e propor um projeto de iniciativa popular que assegure a revogação dessa Lei”, afirma o petista, que não participou da votação pois estava numa audiência no plenarinho do Legislativo para discutir o novo plano de saneamento de Cuiabá no momento em que foi orquestrada a votação, na surdina, e convidado apenas os vereadores favoráveis ao projeto. Além do petista, os tucanos Roosivelt Coelho e Thiago Nunes, também estavam na audiência e não foram chamados.

A reunião será para decidir as próximas ações contra o projeto de lei aprovado pelo prefeito em exercício, Júlio Pinheiro (PTB) sob o aval do gestor Chico Galindo também petebista, permitindo que os serviços da Companhia sejam terceirizados. O vereador também estuda possibilidades de elaborar um projeto de lei de iniciativa popular contra a privatização, o que já foi cogitado pelos servidores da autarquia que já protocolaram uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) questionando se a lei possui respaldo legal ou não.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Sanecap, Ideueno Fernandes de Souza, explicou que para o projeto popular entrar em vigor é necessário aprovação de pelo menos 5% do eleitorado do município, cerca de 22 mil pessoas. E já começaram a elaborar um abaixo assinado para colher a assinatura de 30 mil eleitores de Cuiabá.

Pelo menos 16 entidades participam do Fórum. Entre elas o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Cuiabá (Sintaesa) a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb), União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam) e a Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab). O Sindicato dos Bancários, que também participa do manifesto fica na rua Barão de Melgaço, próximo à Câmara Municipal de Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19409/visualizar/