Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 16:31

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira durante abertura do Fórum Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira durante abertura do Fórum Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
Elaborar diretrizes de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal, com foco na interlocução entre gestão e sociedade. Este é o objetivo do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, aberto na manhã desta segunda-feira (18.07), no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O evento reúne os secretários de Meio Ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, além de pesquisadores e autoridades, que debaterão temas como ações e estratégias para implementação dos mecanismos de Proteção do Clima e do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD ++), Regularização Ambiental dos Assentamentos Rurais, Ações de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, além do paralelo entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do evento, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularização ambiental de assentamentos rurais. O documento foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e pelo superintendente Regional do Incra em Mato Grosso, William César Sampaio. Também assinaram o termo o governador Silval Barbosa e a Ministra do Meio Ambiente.

Segundo Alexander Maia, o evento surgiu após a realização do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, onde se discutiu a viabilidade da realização de reuniões de trabalho entre os secretários de Estado da Pasta, para a definição de medidas proativas para a redução nos índices de depredação ambiental. “Este evento tem como objetivo integrar a Amazônia Legal para identificarmos as melhores soluções para a região Amazônica. Os resultados desta reunião de trabalho serão significativos, e contribuirão para a elaboração de políticas nacionais relativas ao tema”, afirmou.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância de se debater ações de sustentabilidade aliadas à agregação de valores para a produção. “Temos a responsabilidade de tratar a economia e o desenvolvimento econômico de outras maneiras, pensando na preservação ambiental. Queremos buscar a construção de um debate para que se coloque dentro a agenda de desenvolvimento novos caminhos de sustentabilidade”, disse.

Em sua fala, Izabella Teixeira, elogiou o Governo do Estado pelo trabalho em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. “Ressaltamos aqui o apoio do Governo de Mato Grosso, em todos os momentos em que levantamos essas discussões. Não podemos andar em retrocesso, mas sim buscar saídas concretas e permanentes. Fico feliz por que Mato Grosso está disposto a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável”.

O governador Silval Barbosa reafirmou durante o evento que o Estado não medirá esforços para que Mato Grosso se torne um exemplo em produção com sustentabilidade. “Temos um desafio muito grande pela frente que começou em 2005, quando a Gestão começou a lutar pelo desenvolvimento sustentável. Em Mato Grosso a preocupação é constante. Reafirmo aqui que não vamos poupar esforços para reduzir nossos índices. Somos conhecidos como um Estado produtor, e queremos expandir isso, agregando valores, mas de maneira sustentável. E para isso, precisamos do apoio do Governo Federal”, ressaltou.







Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19415/visualizar/