Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 12:32

    Imprimir


A impressão da conta no ato da leitura já é utilizada por diversas distribuidoras em outros estados brasileiros.
A impressão da conta no ato da leitura já é utilizada por diversas distribuidoras em outros estados brasileiros.

Os clientes de baixa tensão da Cemat terão uma novidade a partir desta segunda-feira (04). A empresa implantou um novo sistema que permite a impressão da conta de luz no ato da leitura. Essa mudança representa uma facilidade para os consumidores, que poderão acompanhar o momento em que a leitura é realizada e, em seguida, já receberão a conta impressa. Até então, a conta era entregue dois dias após a coleta dos dados.

O objetivo é que até o mês de setembro todas as unidades consumidoras residenciais, comerciais e industriais de baixa tensão já estejam recebendo o novo modelo de fatura - o que equivale a 908 mil unidades, cerca de 85% do total do Estado. Os 15% restantes correspondem aos clientes da classe rural e aos atendidos em alta tensão, que continuam recebendo a fatura pelo sistema convencional.

A impressão simultânea é possível porque os leituristas trabalharão com dois equipamentos: um destinado à leitura do consumo e outro para imprimir a conta. Com isso, o consumidor poderá contar com um prazo maior para programar o pagamento da fatura, já que a data de vencimento permanece a mesma.

Os consumidores serão beneficiados com o aumento da transparência no processo de faturamento, que poderá ser acompanhado de perto pelo cliente. Além disso, o novo sistema aumentará a confiabilidade da entrega da conta, porque não haverá necessidade de impressão remota e retorno à unidade consumidora. Nos condomínios, a conta será colocada em um envelope oxibiodegradável lacrado e entregue na portaria.

O coordenador do Núcleo de Faturamento e Arrecadação da Cemat, Roberto Vieira de Carvalho, explica que, principalmente nos primeiros meses da implantação do projeto, podem ocorrer casos em que não é possível realizar a impressão no momento da leitura. “Quando isso ocorrer, os dados serão levados à central de impressão e a fatura será impressa e entregue da forma tradicional”, explica Roberto.

A impressão da conta no ato da leitura já é utilizada por diversas distribuidoras em outros estados brasileiros, como algumas regiões de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão e ainda nos estados de Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins, atendidos por empresas da Rede Energia, holding que também controla a Cemat.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19548/visualizar/