Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 01 de Julho de 2011 às 11:33

    Imprimir


Secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho
Secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho

A coordenadora nacional dos programas ‘Mulheres da Paz’ e Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), desenvolvidos pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), Neusa Pivatto Müller, esteve na Secretaria de Estado de Segurança Pública na última quarta-feira (29.06) para apresentar ambos projetos ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho. O objetivo dos projetos é integrar o jovem em situação de risco à família, que vem ao encontro de uma das frentes de atuação da Pasta da Segurança no Estado, que é a prevenção da violência por meio de projetos sociais.

O projeto ‘Mulheres da Paz’ é realizado em comunidades dominadas pelo tráfico e pela violência e visa capacitar lideranças femininas para se aproximar de jovens em situação de risco criminal e encaminhá-los aos programas sociais e educacionais do Pronasci. De acordo com a coordenadora nacional do projeto, Neusa Pivatto Müller, em todo o país já existe 17 mil ‘Mulheres da Paz’.

Já o projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) prestará assistência, por meio de programas de formação e inclusão social a jovens adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana ou que vivam nas ruas, e terá como foco a formação da cidadania desses jovens por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais que visem resgatar sua auto-estima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.

Segundo a coordenadora nacional dos programas, Neusa Pivatto, o encontro com a Secretaria de Segurança de Mato Grosso teve objetivo de aproximar o Governo Federal com o Estado no sentido de trazer maior clareza quanto aos programas desenvolvidos pelo órgão. “Queremos trabalhar juntos a possibilidade de criar futuras parcerias no sentido de aumentar a rede de colaboradores dos programas de segurança preventiva e compartilhar o conhecimento que temos na questão de gestão de projetos no âmbito Nacional, para facilitar que o Estado consiga aderir aos programas”, disse.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, falou que o Estado tem um grande interesse de aderir aos programas porque os projetos trabalham com dois focos que são prioridades na Pasta: os jovens e a diminuição dos índices de criminalidade. “É uma meta da Sesp buscar junto ao Governo Federal programas com foco na prevenção. A visita da coordenadora foi excelente porque foi possível colher mais informações sobre os programas, tirou nossas dúvidas sobre os objetivos dos projetos e reforçou aproximação do Estado com a Ministério da Justiça”, destacou Diógenes.

Também participaram do encontro representantes do Conselho da Mulher, Secretaria de Estado de Cidadania e Assistência Social, Superintendência Regional do Trabalho, entre outros órgãos que serão futuros parceiros dos programas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19568/visualizar/