Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 11:37

    Imprimir


Edson Rodrigues
A corrida desenfreada na produção de bens de consumo, associada à escassez de recursos não-renováveis e a contaminação do meio ambiente, leva o ser humano a ser o maior predador do universo. Este problema tem despertado reflexões sobre a reciclagem e reutilização de produtos que simplesmente seriam considerados inservíveis. A reciclagem e a reutilização são vistas como duas importantes alternativas para a redução de quantidade de lixo, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente e a economizar matéria-prima e energia.

O Procon fala da importância dos 03 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para o controle do lixo:

REDUZIR: reduzir o lixo em nossas casas, implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.

REUTILIZAR: reutilizar embalagens de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos, reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre endereço do remetente e destinatário, aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados, instituir a feira de trocas para reciclar, aproveitando o máximo os bens de consumo, como roupas, discos, calçados, movéis.

RECICLAR: reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.

O projeto Vale Luz do Governo do Estado beneficiará 141 municípios mato-grossenses, o objetivo é consolidar a prática do desenvolvimento sustentável na esfera estadual, por meio da sensibilização da população sobre a importância da reciclagem. Com o foco no desenvolvimento sustentável, o projeto estimula a troca de latas de alumínio e garrafas plásticas (PET) por cupons de crédito emitidos pelas empresas parceiras, os quais podem ser revertidos em desconto na conta de energia, em produtos alimentícios adquiridos na Rede Modelo e agora com a entrada das empresas Preformax e Maxvinil, podem gerar desconto na compra de materiais de construção.

A partir de agora o óleo de cozinha usado passará a ser aceito nos postos de troca do projeto Vale Luz. No processo de reciclagem, o óleo serve de matéria-prima para a fabricação de tintas e vernizes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19618/visualizar/