Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 09:42

    Imprimir


A Legião da Boa Vontade entende que o esporte é uma valiosa ferramenta de transmissão de valores e conhecimentos. Por isso, entre os diversos programas socioeducacionais que desenvolve em prol de populações em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal está o LBV — Esporte é Vida!, destinado a indivíduos de 12 a 17 anos.

Desde 2008, quando o programa começou a ser aplicado em Cuiabá/MT, por meio do Centro Comunitário de Assistência Social  da LBV na cidade, foram atendidos cerca de 500 adolescentes. Atualmente, a iniciativa beneficia cem adolescentes, que, no horário inverso ao escolar, praticam futebol de salão (futsal), vôlei, handebol e caratê. Cada turma pode participar três vezes por semana (de segunda a quinta-feira), durante duas horas por dia.

O programa é totalmente gratuito e possui duas abordagens. A primeira é a Escolinha de Esportes, que reúne participantes de ambos os sexos, em turmas que variam de acordo com a faixa etária, e visa despertar neles o interesse pela prática esportiva. O processo seguinte é o do treinamento esportivo, o qual foca o exercício de uma modalidade específica, escolhida por cada participante e praticada em grupos divididos conforme o sexo e a faixa etária, para que estes possam realizar treinamentos e participar de torneios e competições”.

Mesmo com foco no esporte, o programa objetiva promover a formação integral dos atendidos por meio da cultura e da prática esportivas, contribuindo para a boa saúde, o desenvolvimento cognitivo, físico e socioafetivo e a melhoria da autoestima, bem como incentivar valores como companheirismo, respeito e esportividade, competências e habilidades. “Quando necessário, a iniciativa também faz o acompanhamento social dos participantes, mediante visitas domiciliares, atendimento social individual ou em grupo, ou, então, das famílias, com o auxílio do programa Acolhimento Familiar”, enfatiza o representante da Legião da Boa Vontade.

Originado em decorrência da premiada campanha educativa da LBV Esporte é Vida, não violência!, criada na década de 1970 pelo diretor-presidente da Instituição, o jornalista, escritor e educador José de Paiva Netto, e lançada no Rio de Janeiro/RJ, o programa consiste em uma oportunidade para os participantes desenvolverem várias habilidades psicomotoras, a socialização e o respeito mútuo. Além de afastá-los de situações que possam colocá-los em risco, a exemplo de drogas, violência e trabalho infantil, faz com que cada atendido enxergue as próprias potencialidades e qualidades, para que levem o aprendizado para toda a vida.

O trabalho da Entidade é mantido com doações da população. Para a realização do programa, conta-se com um quadro de profissionais especializados, tais como instrutor de esporte, assistente social e psicólogo, bem como com o apoio de voluntários. Ele destaca que o “Centro Comunitário de Assistência Social da  LBV possui parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da prefeitura de Cuiabá, que, de maneira geral, contribui para o atendimento prestado no local”.

A Legião Da Boa Vontade promove diversas campanhas a fim de angaria recursos não só para a implantação do programa, bem como para a manutenção de todas as atividades voltadas ao esporte especialmente em Cuiabá, para a construção da cobertura da quadra esportiva. as doações podem ser feias também através do site www.euajudoamudar.org.

Esporte é Vida, não violência!
Promover a Cultura de Paz em todos os esportes é o intuito da campanha Esporte é Vida, não violência!, divulgada, por meio de faixas, cartazes e panfletos, em estádios e quadras de todo o Brasil durante os jogos. A iniciativa recebeu o respaldo do ex-presidente da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), João Havelange, que homenageou Paiva Netto com o Troféu Nacional Bola de Ouro em duas ocasiões (1997 e 1998).

Inscrições
Os interessados em inscrever-se no programa LBV — Esporte é Vida devem dirigir-se ao Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade na capital mato-grossense, localizado na Rua São José Operário, s/nº, no bairro Dom Aquino. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo tel. (65) 3317-3808.




Fonte: LBV

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19867/visualizar/