Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 12:00

    Imprimir


Deputado Romoaldo Júnior (PMDB)
Deputado Romoaldo Júnior (PMDB)

A ação do deputado Romoaldo Júnior (PMDB),  em levar o secretário de  Estado de Saúde, Pedro Henry, ao município de Alta Floresta (800 km de Cuiabá), em fevereiro deste ano, resultou efetivamente na estadualização do Hospital Municipal Albert Sabin. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de cessão de uso da unidade por 20 anos, e o governador Silval Barbosa (PMDB), depois de ter ordenado a licitação, assina, nesta terça-feira, (24), em Alta Floresta, a ordem de serviço no valor de R$ 700 mil para as obras de reforma, ampliação e construção de 10 Unidades de Terapia Intensiva.

Ficou definido também que todas as despesas inerentes à administração e funcionamento do hospital ficarão a cargo da Secretaria de Estado de Saúde (SES). E segundo o novo modelo de gestão da saúde, implantado recentemente pelo Governo do Estado, a administração será feita por uma Organização Social de Saúde (OSS), como já vem sendo feita em outras unidades hospitalares públicas de Mato Grosso.

O Albert Sabin possui 72 leitos, um centro cirúrgico e uma semi-UTI, que envolvem em sua operacionalização cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros e funcionários. “A situação desse hospital e da saúde de todos que dependem dele, na região, exigem atenção redobrada e uma posição firme, como essa que tivemos”, disse Romoaldo.

Ao mesmo tempo em que o deputado Romoaldo comemora a vitória que beneficiará os moradores de Alta Floresta e dos municípios circunvizinhos do Vale do Tapajós, o parlamentar lamentou a inércia da atual prefeita Maria Izaura. “Esse processo poderia estar adiantado, caso a prefeita já tivesse tomado algumas providências. Depois de estar quase tudo pronto, de ter levado o secretário estadual de saúde na cidade, com o projeto em mãos, ela (prefeita) ainda demorou três meses para entregar ao legislativo municipal”, assegurou o peemedebista.

Romoaldo também pediu oficialmente ao governo, por meio de indicação apresentada no Parlamento, a mudança desejada na região. “Se o Estado não entrasse de vez para ajudar o hospital, iria à falência”, criticou o deputado, acrescentando que Alta Floresta é uma cidade pólo, cuja estrutura atende os municípios adjacentes, que compõem o Vale do Tapajós, e  juntos possuem população superior a 120.000 habitantes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19883/visualizar/