Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sábado - 16 de Abril de 2011 às 12:23

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom/MT
Cerimônia de posse do Cel. Delamônica na Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso
Cerimônia de posse do Cel. Delamônica na Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso
Criada há 38 anos e coordenada por 31 deles pelo saudoso Domingos Valério Iglesias, a Defesa Civil do Estado teve ao longo desse período três superintendentes que contribuíram significativamente para o crescimento e fortalecimento da Instituição. Na sexta-feira (15.04), no Salão Nobre "Secretário Clóves Vettorato" do Palácio Paiaguás, o coronel Bombeiro Militar da reserva remunerada Sérgio Roberto Delamônica Corrêa, assumiu em substituição ao então superintendente tenente-coronel BM Agnaldo Pereira de Souza.

No comando desde dezembro de 2007, Agnaldo Pereira de Souza coordenou as atividades de resposta a grandes ocorrências que assolaram o Estado como, por exemplo, a análise sobre a queda de bloco rochoso no Véu-de-noiva em Chapada (em 2008), grandes enchentes como a de Cáceres, Santo Antônio de Leverger e Barra do Bugres; e desastres relacionados a incêndios florestais, como o incêndio em Marcelândia e Peixoto de Azevedo, que culminou com a decretação de situação de emergência nessas localidades. O mais recente sinistro aconteceu em março deste ano quando as fortes chuvas assolaram a região Noroeste do Estado, isolando o Distrito de Guariba, pertencente ao município de Colniza (distante 1.050 km de Cuiabá).

“Passamos ao novo superintendente a incumbência de prosseguir na missão de fortalecer institucionalmente a Defesa Civil como fizemos nesses últimos anos e, assim, como fizeram todos os grandes homens que passaram por lá. Entregamos o cargo com a certeza do dever cumprido e mais que isso, com a fundada certeza que não fizemos mais em razão das restrições de toda ordem. Trabalhar na Defesa Civil, seja em qual função for, significa bem mais que ocupar um cargo técnico ou meramente político, pois, prestamos serviço à sociedade e nas nossas ações diárias estamos em defesa da vida de cada cidadão mato-grossense que nos confia essa missão: o verdadeiro resgate muitas vezes da dignidade humana e da cidadania”, disse o Ten. Cel. BM Agnaldo Pereira de Souza.

O coronel Sérgio Roberto Delamônica Corrêa já foi comandante Geral do Corpo de Bombeiros nos anos de 2006 e 2007 e responde pela Superintendência da Defesa Civil do Estado, pasta vinculada à Secretaria de Estado da Casa Militar, desde o último dia 07 de abril. “A vida é uma eterna escola e nós, eternos aprendizes, entramos na Defesa Civil com toda a disposição em aprender e temos certeza que garantiremos a sequência dos trabalhos tão bem desenvolvidos até aqui”, declarou Delamônica.

Junto ao superintendente, sete novos servidores assumem funções nos diferentes setores e dentre as principais mudanças, o Ten. BM Jean Carlos de Oliveira - ex-gerente de Avaliação de Danos da Instituição-, é o novo coordenador de Gestão do Fogo da Defesa Civil do Estado e Raul Catunda Neto o novo coordenador de Atendimento à Acidentes Ambientais.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20218/visualizar/