Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 09:14

    Imprimir


Deputado Percival Muniz (PPS)
Deputado Percival Muniz (PPS)

Mato Grosso poderá ter uma lei proibindo a construção, operação de usinas nucleares, bem como de depósitos de resíduos radioativos no Estado. Essa é a proposta do projeto do deputado Percival Muniz (PPS) em tramitação na Assembleia Legislativa. Não podemos permitir que Mato Grosso receba usinas nucleares. Precisamos agir com rapidez e firmeza contra funcionamento de usinas nucleares e depósitos de resíduos radioativos no Estado”, defende Percival, lembrando que o governo federal pretende aprovar ainda este ano construção de mais quatro usinas no País.

Muniz espera com o projeto sensibilizar a população e os deputados mato-grossenses sobre a possibilidade de construção de uma usina nuclear no Estado ou depósito de resídios radiotivos e, com isso, possam se criado mecanismos legais para impedir que sejam instalados em solo mato-grossense.

Segundo o deputado, a produção de energia por fissões nucleares não é fonte renovável e gera diversos subprodutos radioativos. “A vida útil de uma usina nuclear é de no máximo 50 anos e que, em contrapartida do lixo nuclear produzido, será uma herança maldita para o Estado. Não podemos correr esse risco”, disse, se referindo a casos como a usina de Fukushima, no Japão, que devido a um terremoto seguido de tsunami teve o sistema de resfriamento prejudicado e a radiação já atingiu a água e as cidades vizinhas, até mesmo Tókio.

Mesmo Mato Grosso não correndo o risco de ser afetado com terremotos e tsunamis,  Percival em sua justificativa considera a possibilidade de apagões tornarem um caos o funcionamento das usinas nucleares. "Não é possível ignorar, no nosso caso, que as usinas poderiam ser afetadas não por um terremoto, mas, por exemplo, um apagão, a queima de um motor, a falha no sistema de emergência, bem como por um desastre natural (desabamentos e chuvas torrenciais).

O deputado socialista ainda salienta que "acidentes nucleares vão continuar acontecendo, é inevitável, sejam por falha humana ou mesmo desgastes de equipamentos. Temos vocação natural para produzir energias limpas e já se mostrou a forte relação da energia nuclear com os diversos problemas ambientais". Outra implicação da construção de uma usina nuclear é a do armazenamento dos resíduos radioativos por centenas de anos.

Ele destaca, por fim, que o Estado é um  grande fornecedor de alimentos para o mundo, "por isso não podemos correr o perigo de uma crise nuclear, além disso, há alternativas que geram menos risco", pontua Percival, lembrando que outra implicação da construção de uma usina nuclear é a do armazenamento dos resíduos radioativos por centenas de anos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20389/visualizar/