Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 31 de Março de 2011 às 14:01
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Foto: Arquivo
Além das abordagens e fiscalizações comerciais, os policiais darão orientações aos populares
Além das abordagens e fiscalizações comerciais, os policiais darão orientações aos populares
Com o objetivo de desencadear ações preventivas à criminalidade, a Polícia Militar, por meio do Comando Regional de Várzea Grande (CR II), realiza nesta quinta-feira (31.03), em toda a área central da cidade a operação “Choque de Ordem II”. Durante a ação serão feitas abordagens pessoais e veiculares. Também serão realizadas fiscalizações em estabelecimentos comerciais, cujo intuito é verificar o cumprimento do Código de Postura do Município.

Conforme o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), o tenente coronel Manoel Nascimento dos Santos Rosa, todo o efetivo da unidade foi designado para atuar na operação. “Estamos cem por cento dedicados e empenhados para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos várzea-grandenses”, diz Santos Rosa.

De acordo com o comandante a operação será desencadeada nas principais vias de comércio da cidade, entre elas Zero Quilômetro, Couto Magalhães, Júlio Campos, Mato Grosso, Felinto Müller, Alzira Santana e Leôncio Lopes Miranda. Pelo motivo de que essas vias dão acesso a bairros com elevados índices de criminalidade, são eles: Cristo Rei, Capão Grande, Nova Várzea Grande, Jardim Glória, Jardim dos Estados e Centro, dos quais o CR II recebeu diversas solicitações para o aumento das rondas policiais.

O tenente coronel salienta que as fiscalizações referentes ao cumprimento do Código de Postura do Município, que verificarão junto aos comerciantes a documentação legal de seus estabelecimentos, a qualidade, legalidade e garantia dos produtos comercializados no local, além da relação público/privado do uso dos espaços públicos, poderão contrariar alguns proprietários, em razão de que serão orientados e cobrados pelo cumprimento das leis municipais. Exemplo disso será a fiscalização sobre a utilização das calçadas com outros fins, aquém do trânsito de pedestres.

“Um exemplo clássico é o uso das calçadas pelos comerciantes para exporem seus produtos. É um ato que, teoricamente, não oferece nenhum risco. No entanto, um pedestre, ao desviar dessas mercadorias, invade a pista podendo ser atropelado.Um cidadão que conhece seus direitos, que sabe que a calçada deve estar livre para o pedestre, chegar a requerer esse espaço da calçada livre e for contrariado. Essa situação pode gerar uma discussão, briga e até mesmo em homicídio. Além disso, a possibilidade de um infrator cometer um furto ou roubo é maior”, explica o comandante Santos Rosa, ao destacar que essa fiscalização acaba sendo uma ação preventiva de criminalidade. “Tudo está muito interligado e o agente de segurança, neste caso, o policial militar, tem que estar atento a tudo que possa resultar em ato criminoso e tentar evitar que isso ocorra”, justifica.

Além das abordagens e fiscalizações comerciais, os policiais darão orientações aos populares, especialmente os que estiverem em regiões de bares e lanchonetes, sobre abusos de menores. “O nosso comando também recebe muitas queixas sobre abusos de menores. Por isso a importância de orientar a população de que se notar qualquer situação que envolva um menor fazer denúncias para agirmos e protegermos esses jovens. Pois o objetivo é prevenir e evitar com que esses crianças e adolescentes se envolvam em situações de risco como prostituição, roubo, furto e tráfico de drogas”, destaca o tenente coronel Santos Rosa.

Conforme Santos Rosa, a operação conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Tutelar, do Juizado da Infância e Adolescência de Várzea Grande, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Infraestrutura (Sinfra-VG), Fazenda (Sefaz-VG) e Meio Ambiente (SMMA-VG).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20407/visualizar/