Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 24 de Março de 2011 às 06:47
Por: Téo Meneses e Sônia Fiori

    Imprimir


Ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB)
Ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB)

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em adiar para 2012 a aplicação da "Lei da Ficha Limpa" já provoca muita polêmica em Mato Grosso. Tucanos comemoram a votação de ontem à noite na mais alta corte do país alegando que garantirá uma cadeira de deputado federal ao ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), enquanto Ságuas Moraes (PT) perderia a vaga.

A polêmica se deve à possibilidade do petebista Willian Dias ter os 2.098 votos validados pela Justiça Eleitoral, o que aumentará a votação da coligação "Jonas Pinheiro" (formada por PTB, DEM e PSDB). Isso garantiria a eleição de Nilson porque a sobra de votos do grupo ficaria maior que a da aliança formada por PT, PMDB e PR, prejudicando Ságuas Moraes, o único petista de Mato Grosso eleito na Câmara. O grupo garantiu a vitória dele com apenas 6 votos a mais que tucanos diante do quociente eleitoral (votos necessários para eleger deputados e vereadores no sistema proporcional).

Willian Dias foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa depois de condenado por homicídio no Tribunal do Júri, o que levou a Justiça Eleitoral a indeferir o pedido de registro de candidatura dele. Nilson Leitão se diz otimista. Alega estar apenas recuperando a vaga que seria dele por direito. "O Supremo apenas assegura aquilo que eu já sabia, pois a vaga é minha".

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve se pronunciar hoje sobre os diferentes cálculos. O consultor Valdecir Calazans afirma que os dados preliminares confirmam a tese de Leitão. Já o deputado Ságuas Moraes também se diz tranquilo. Alega que a coligação Jonas Pinheiro não conseguirá reverter o indeferimento do registro de candidatura de Willian porque perdeu o prazo para recorrer da decisão. O petebista ingressou pessoalmente no prazo, mas o grupo só acionou o Judiciário posteriormente.

O adiamento da aplicação da Lei da Ficha Limpa não muda em nada a relação dos 24 deputados estaduais eleitos na Assembleia Legislativa.


 




Fonte: A GAZETA

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20503/visualizar/