Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 14 de Março de 2011 às 14:38
Por: LIDIANA CUIABANO E LIVIA RABAN

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, participa de solenidade de comemoração do Gefron, em Porto Espiridião
Secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, participa de solenidade de comemoração do Gefron, em Porto Espiridião
Mato Grosso é considerado por muitos profissionais da segurança pública e estudiosos como uma das diversas portas de entrada de drogas e armas no País. Pensando nisso, há nove anos o Governo do Estado criou o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). O grupamento está presente na Região Oeste do Estado de Mato Grosso combatendo ações ilegais como contrabando e descaminho de bens e valores, roubos e furtos de veículos, invasão de propriedade, tráficos de drogas, apreensão de armas e diversos crimes que acontecem na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. 

O Gefron atende a uma população de aproximadamente 24 mil habitantes nos 28 municípios que fazem fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Para festejar o aniversário do grupo e homenagear os integrantes que atuam no grupamento, o Gefron realizou no último domingo (13.03), na Base de Porto Esperidião (358 km distante de Cuiabá), uma solenidade com diversas programações.

Quatro dos integrantes que atuam no grupamento foram homenageados com a estatueta “Olhos da Fronteira”. A estatueta foi criada em 2009 para homenagear os policiais que se destacam frente à atuação no Gefron, seja pelo número de apreensões ou pela avaliação de seus companheiros e superiores.

Além dos policias que compõem o Gefron, foi agraciado com a homenagem o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Antônio Roberto Monteiro de Moraes. Para ele, é uma satisfação ser reconhecido pelos serviços prestados à segurança pública de Mato Grosso. “Nós, representantes do poder público, temos a obrigação de fazer com que as instituições trabalhem de forma integrada, e temos que estar sempre prontos para atender a população”, disse.

“Hoje é um dia de festa e de muita comemoração para Mato Grosso. O trabalho que o Gefron vem prestando na região de fronteira reflete em todo o Estado, principalmente no que diz respeito às apreensões de drogas, que é um dos principais problemas de segurança em todo o Brasil”, disse o secretário de Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado Filho.

Para o comandante do Gefron, tenente-coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, é uma honra fazer parte da história do grupo de fronteira “e poder estar à frente de uma equipe tão seleta e dedicada”, disse. Segundo o comandante, o grupo trabalha dia e noite na fronteira de forma integrada, dando apoio no combate aos crimes federais.

Durante o evento, os presentes puderam conhecer o novo fardamento do Gefron, um uniforme feito de material moderno, leve, resistente e flexível, totalmente voltado ao policial que atua na faixa de fronteira, região mista de vegetação do cerrado e floresta amazônica. “Por este motivo é preciso se camuflar nestes dois ambientes. As cores predominantes são verdes, marrom, café e cáqui. O novo fardamento também possibilita que o policial flutue na água”, falou Ibanez.

Os nove anos de intensa atividade do Grupo Especial de Segurança de Fronteira foram transformados em um vídeo institucional que foi lançado durante as comemorações de aniversário do grupamento. O documentário trás um resumo das atividades realizadas pelo grupo e depoimentos dos moradores da região de fronteira, demonstrando a satisfação com a presença do Gefron na localidade.

INVESTIMENTO

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros, de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros.

Para conseguir combater o tráfico de drogas e fiscalizar toda a fronteira do Brasil com a Bolívia o Gefron conta com uma infraestrutura especial criada para facilitar e proporcionar um trabalho de qualidade à população. Nos últimos dois anos, o Governo Estadual em parceria com o Governo Federal investiu mais de R$ 1 milhão no Gefron, além do novo helicóptero, mais recente investimento entregue pelo Governo do Estado em dezembro de 2010 destinado ao patrulhamento aéreo na faixa de fronteira.

Atualmente o Gefron conta com quatro postos fixos avançados: Posto do Limão, Avião Caído, Vila Cardozo e Matão. Os três últimos passaram por reformas num valor de R$ 132 mil. Na Base em Porto Esperidião, foi instalada cerca elétrica e dez câmeras para fazer a vigilância nas dependências do local. O grupo conta ainda com os postos em parceria com o Indea: Corixa, Corixinha, Las petas, Ponta do Aterro, Marfil e Posto de Fortuna.

Outra ferramenta utilizada pelo Gefron para combater o crime são as barreiras volantes. Para percorrer as estradas e cabriteiras que ligam os dois países, o grupamento possui seis motos Lander, oito L 200 e um ônibus com 45 lugares. Porém a região de fronteira possui 233 quilômetros de região alagada, formada pelos rios Paraguai e Jauru. Para evitar que o curso das águas seja utilizado como rota para o transporte ilícito de drogas e armas, o Governo do Estado entregou, em 2009, um barco com capacidade para cinco pessoas, motor de 90HP, quatro tempos, potência que garante força e agilidade nas ações de policiamento por água.

Além dos investimentos, ao longo dos anos os policiais do grupamento passaram por diversas capacitações, com objetivo de aprimorar as técnicas policiais específicas para região de fronteira. Apenas em 2010, os profissionais do Gefron passaram por 16 cursos de capacitação. Um deles aconteceu no Estado do Pará, para nivelamento da atividade policial em fronteira, como parte do projeto Pronasci Fronteiras – policiamento especializado de fronteira, no qual Mato Grosso é exemplo seguido pelo Ministério da Justiça com a experiência exitosa das atividades executadas pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira.

ATIVIDADES

O Gefron atua com barreiras móveis nos locais detectados como via de tráfego de “mulas humanas” (pessoas que transportam drogas), bem como nos locais denominados “cabriteiras” (vias por onde passam veículos roubados). A patrulha também ocorre de forma fluvial, uma vez que parte da fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, 233 quilômetros, é de região alagada.

De 2003 a 2010, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira realizou diversas apreensões de ilícitos. Foram 96 armas e mais de 11.605 munições. Além disso, duas mil toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação. O grupamento também recuperou 290 veículos incluindo máquinas agrícolas, motos, caminhões, carretas, utilitários e carros de passeio, além de milhares de reais, dólares, peso e guaranis em espécie que foram retirados das mãos de criminosos.


 


 





Fonte: Sesp-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20616/visualizar/