Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 14 de Abril de 2016 às 11:19
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Na nova mostra do Museu de Arte de Mato Grosso o público é convidado a um passeio por diversos cenários e contextos regionais e brasileiros. Integrando a Semana Nacional de Museus, a exposição titulada Paisagens Brasileiras  abre nesta quinta-feira (14).

Ao todo, 52 obras – de 35 artistas -  estarão expostas em consonância com a proposta do projeto nacional coordenado pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que a partir do ICOM - Conselho Internacional de Museus a cada ano lança um tema diferente para a celebração dessa data.

Para a 14ª Semana Nacional de Museus, o tema escolhido foi Museus e Paisagens Culturais. O termo Paisagens Culturais compreende a paisagem natural e a paisagem construída pelo homem, apresentando a intervenção humana arquitetônico-urbanística e seu entrelaçamento com a paisagem natural.

As obras de técnicas diversas, como aquarela, acrílica ou óleo sobre tela, guache e fotografia, entre outros, instiga o público a olhar e refletir sobre a diversidade paisagística que os cercam. Muitas delas foram selecionadas em várias edições do Salão Jovem Arte de Mato Grosso, bem como, integram a reserva técnica da Secretaria de Estado de Cultura. A mostra no MAMT segue até o dia 22 de maio.

De curadoria coletiva, Paisagens Brasileiras, com obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte e da Secretaria de Estado de Cultura, reúne desde paisagens que retratam a vida no campo, mais rústicas, até a vida urbana, com seus cenários cotidianos e edificações históricas.

Em todas essas paisagens, é possível perceber a presença do homem, modificando, interagindo e atuando. Além da paisagem em si, devemos pensar nos aspectos imateriais que compõe essas paisagens. Muitas paisagens culturais se constituem na combinação de aspectos materiais e imateriais, abrangendo expressões culturais, tradições, costumes e modos de fazer.

De acordo com a coordenadora de projetos do Museu de Arte de Mato Grosso, Ana Graciela da Fonseca Voltolini, na exposição, a arte testemunha a transformação. “Nesse sentido, a exposição se faz provocativa, ao mostrar, em muitos momentos, paisagens que atualmente encontram-se diferentes, que foram modificadas, que pareçam ter ficado no passado, ou ainda extremamente atuais, suscitando no visitante uma reflexão sobre nossas paisagens e suas transformações (ou não) ao longo do tempo”, destaca.

Artistas que integram a exposição

Tarsila do Amaral, Francisco Cuoco, Osvaldina dos Santos, Almira Reuter, Dalva de Barros, Cícero Dias, Dirce Nestor da Silva, Alcides Pereira dos Santos, Rinaldo Rosendo de Lima, Marcelo Velasco, Ana Adair Soares, Nilson Pimenta, Raimundo Moreira, José Rocha, Luiz Carlos Souza, Evaristo de Almeida, Benedito Nunes, Adão Domiciano, Elizabeth Morais, Hênia Santos, Valques Rodrigues, Roberto Vasconcelos Lopes, Mario Vilela, Mario Tibaldi, Mario Friedlander, Ignez Corrêa da Costa, Gervane de Paula, Sitó, José Aparecido Thenquini, Moacyr Freitas, Geracy Bianchini, Eduardo Batista, Marlene Kircheski, Alzerina Silva e Cidarias.

Vale ressaltar, o Museu de Arte é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2063/visualizar/