Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 11 de Março de 2011 às 16:36
Por: THIAGO ALMEIDA

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa e ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
Governador Silval Barbosa e ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
Em visita ao governador Silval Barbosa na manhã desta sexta-feira (11.03), em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou a liberação emergencial de recursos federais na ordem de R$ 5 milhões para dar apoio ao município de Colniza (1.050 Km a Noroeste de Cuiabá), distritos de Guariba (1.250 Km da Capital) e Três Fronteiras (a 1.360 km) e outras cinco comunidades que estão isoladas por conta das fortes chuvas que atingem a região.

O anúncio veio da preocupação do Governo Federal, externada pela presidenta Dilma Roussef para acelerar as ações de atendimento aos moradores do local e o plano de desbloqueio das rodovias e pontes que foram levadas pela chuva. Segundo o ministro Fernando Bezerra, a ação visa dar apoio à estratégia já desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Mato Grosso e demais secretarias. O recurso será destinado para atender à população com alimentação, deslocamento, medicamentos entre outras necessidades.

Durante coletiva à imprensa realizada após a reunião, o ministro destacou também que foi definida a liberação de mais recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil na próxima semana. “Ficou acertado que o Governo do Estado ira elaborar em caráter de urgência um projeto das necessidades prioritárias na área de infraestrutura para desbloquear os acessos. Ficou definido na reunião que a primeira ação deve ser a construção das novas pontes, e neste sentido, a preferência é que se construa pontes de concreto”. O documento, de acordo com o ministro deve ser entregue pelo Estado, no mais tardar, nesta quinta-feira (17.03).

O governador Silval Barbosa agradeceu o apoio do Governo Federal, e destacou que o Governo do Estado está trabalhando em constante comunicação com a União. “Ontem recebi a ligação da Dilma Roussef, que reafirmou o apoio ao Estado no que for possível. A visita do ministro é fruto dessa preocupação”, disse.

Segundo a prefeita de Colniza, Nelci Capitani, os Governos Estadual e Federal estão presentes e sensíveis à situação do município. “As posições do ministro e do governador Silval Barbosa foram firmes e determinadas no sentido de resolver a situação o mais rápido possível”, concluiu.
 
CHUVAS

As localidades estão isoladas deste a última sexta-feira. A situação é fruto das fortes chuvas que elevaram o nível dos rios e destruíram as pontes da MT-418 sobre o rio Canamã, e da MT-206, rodovias que ligam o município ao resto do Estado. A queda da maior ponte de madeira da América do Sul, com 278 metros, ainda na MT-206, sobre o Rio Aripuanã também impede a passagem entre Colniza e o distrito de Guariba, a 200 quilômetros de distância.

O governador Silval Barbosa determinou à Casa Militar na última quarta-feira (09.03), que mobilize as secretarias de Segurança Pública (Sesp), de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), das Cidades (Secid), de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em caráter de urgência para atender a população das localidades.

Para facilitar os trabalhos de abastecimento na região será montada uma base aérea em Juína, onde estará uma aeronave para transporte de alimentos, combustíveis e outros materiais para a população. A Defesa Civil do Governo de Mato Grosso visitou a comunidade de Guariba, nessa quinta-feira (10.03), e já fez levantamento da situação do local. Nesta sexta-feira (11.03), a Defesa Civil visita a comunidade de Três Fronteiras para fazer um "retrato" da situação e estabelecer metas de atendimento.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o nível pluviométrico no local chega aos 50 milímetros ao dia. Nível considerado acima do normal, mesmo em período chuvoso. Além de Colniza, também já decretaram situação de emergência em Mato Grosso os municípios de Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá), Novo Mundo (785 Km ao Norte) e Aripuanã (1.002 Km a Noroeste da Capital). A situação destes municípios também será contemplada no plano de trabalho para liberação de recursos do Governo Federal para Mato Grosso. 






Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20648/visualizar/