Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 09 de Março de 2011 às 09:51
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Foto: Arquivo
Um total de 125 pessoas foram presas no interior do Estado de Mato Grosso na   operação “Pierrot”, deflagrada na quinta-feira (03.02) para inibir a incidência ocorrências criminais nos festejos do carnaval 2011. Nas delegacias foram lavrados 70 autos de prisão em flagrante de pessoas autuadas durante o cumprimento de 157 mandados de busca e apreensão, que resultou também na apreensão de 1,2 quilos de drogas, 8 armas de fogo, R$ 3,1 mil em dinheiro e 17 veículos.

No mesmo período de 2010, a operação cumpriu 193 ordens judiciais (mandados de prisão e busca) com 133 prisões e apreendeu 27 quilos de drogas, 21 armas, 12 veículos e R$ 4,6 mil em dinheiro.

As Regionais de Juína (26 presos), Rondonópolis (20 presos), Tangará da Serra (17 presos) e Barra do Garças (16 presos) foram as mais movimentadas, tanto em números de prisões quanto na apreensão de entorpecentes, que possivelmente seriam comercializados nos bailes de carnaval. Nas regiões a polícia retirou do mercado ilícito, diversas porções de drogas, somando-se mais de 1 quilo de entorpecente.

O diretor de interior, Jales Batista da Silva, disse que estiveram envolvidos na operação 407 policiais, além do efetivo e 80 delegados, 192 escrivães de polícia e 889 investigadores empregados no trabalho de polícia judiciária, dentro de uma escala especial, para atender a demanda cartorária das delegacias no período do carnaval.

Segundo Jales, a operação seguiu a determinação da diretoria que era atacar o tráfico de drogas, já que a maioria dos presos foi autuados pelo crime, e também o roubo/furto, desarmamento, crimes ambientais e homicídios. “Nós auxiliamos bastante o trabalho da Polícia Militar e com isso tivemos um carnaval considerado tranquilo, principalmente com relação ao tráfico de drogas que gera outros crimes”, disse.

Na cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul) Rafael Ladeia, 19, Thierri José de Oliveira Anacleto, 19, e Idione Ribeiro da Costa, 36, foram presos por homicídio. Em Alta Floresta (803 km ao Norte) Josenil Aparecido Correia, 35, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva de estupro.

No município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste) três pessoas foram flagradas cometendo crime ambiental. Próximo a uma área desmatada ilegalmente, os policiais apreenderam um caminhão Mercedez Benz 1113 carregado de toras de madeira de várias espécies, totalizando cerca de 15 metros cúbicos, em um sítio vizinho da Gleba Santa Helena, na zona rural. Na área denunciada, os policiais apreenderam também máquina Esteira modelo D14, que realizava desmatamento ilegal no momento, e grande quantidade de aroeira tipo palanque, já beneficiada para comercialização.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, disse que os policiais foram mobilizados para desenvolverem ações preventivas para que os festejos do carnaval transcorressem com tranquilidade e segurança.




Fonte: PJC-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20677/visualizar/