Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 04 de Março de 2011 às 16:50
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso registrou 14 flagrantes na primeira ação efetiva da operação ‘Carnaval com Segurança’, realizada na quinta-feira (03-03), em Cuiabá. No decorrer da ação, 28 pessoas foram conduzidas até a delegacia, aproximadamente 4 quilos de entorpecente foram apreendidos, quatro veículos foram recuperados e 11 armas foram retiradas de circulação. As abordagens e vistorias veiculares foram feitas por cerca de 60 policiais, em 20 viaturas do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do 3º BPM, do 9º BPM e do 10º BPM, com o apoio do efetivo do batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam).

Para o comandante da PM, o coronel Osmar Lino Farias, esse balanço parcial da operação demonstra a efetividade de corporação em garantir a segurança da população. “Estamos com um número elevado de policiais nas ruas, em razão do corte das férias e das licenças que foram expedidas nesse período. Além disso, também contamos com o apoio daqueles policiais que atuam na parte administrativa do Comando Geral (QCG) e demais órgãos do governo do estadual para trabalhar durante o carnaval. Por isso, um resultado tão bem sucedido, neste primeiro dia de ação efetiva, somente na Capital”, considerou. Conforme o coronel Farias, a PM conta com um efetivo de 3.554 policiais militares em 343 viaturas para propiciar maior segurança aos foliões em todo o Estado.

Em Cuiabá são 16 locais de festas, que conforme levantamento feito pelo Comando Regional de Cuiabá (CR I), têm como público estimado 223 mil pessoas. Os locais que deverão concentrar maior público, segundo o levantamento, serão nos bairros Osmar Cabral (30 mil pessoas), seguidos do Porto (15 mil) e do Parque Cuiabá (10 mil). De acordo com a PM, o CPA II também concentrará um público significativo, a expectativa é de que 9 mil pessoas aproveitem os dias de folia na Praça Cultural do bairro.

E para garantir um carnaval mais seguro aos foliões da área do CR I, que além de Cuiabá atende os municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço e o distrito da Agrovila das Palmeiras, a Polícia Militar empregou um efetivo de 1.050 policiais e 78 viaturas.

ABERTURA

O lançamento oficial da operação ‘Carnaval com Segurança’ ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (03-03), com a realização da Caminhada da Paz, que reuniu quase 2 mil estudantes, líderes comunitários e representantes dos Conselhos de Segurança (Conseg), em um percurso que saiu da praça das Bandeiras, na avenida do CPA, sentido Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, próximo da entrada do bairro Jardim Vitória.

O objetivo da ação, segundo o organizador do evento, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente coronel Gley Alves, foi despertar a atenção da população para o período de carnaval. “É um momento que as pessoas aproveitam para se divertirem, mas que muitas vezes se esquecem da agir com responsabilidade. Por isso a necessidade de chamar a atenção de todos para que tenhamos um carnaval tranquilo e seguro”, disse o tenente coronel.

Após a caminhada foi realizada a solenidade de início da operação. Além do coronel Farias, o evento contou com a presença dos comandantes regionais de Cuiabá (CR I), Zaqueu Barbosa e de Várzea Grande (CR II), Pery Taborelli, e demais comandantes dos batalhões e núcleos especializados da PM.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20725/visualizar/