Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 03 de Março de 2011 às 11:31
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Operação carnaval 2011 foi anunciado durante coletiva a imprensa.
Operação carnaval 2011 foi anunciado durante coletiva a imprensa.
Todo um aparato da Segurança Pública foi montado para garantir a tranquilidade da população nos cinco dias de Carnaval. O planejamento operacional foi divulgado, na quarta-feira (02.03), em coletiva à imprensa pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ao todo, a Polícia Militar vai empenhar 3.554 homens e 344 veículos nos 152 locais de festas públicas de 130 municípios do Estado.

Na Baixada Cuiabana serão empregados 584 militares e 31 viaturas. Desse total, 324 policiais atuarão em Cuiabá. A Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) dará apoio nas ações com 80 policiais militares. A estimativa da Polícia Militar é que pelo menos um milhão de pessoas estarão nas ruas durante a semana do Carnaval. Apenas nos 21 pontos de folia na Baixada Cuiabana são esperadas 125 mil pessoas.

O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, reativado em maio de 2010 pelo Plano de Ações de Segurança (PAS), atuará na MT-010 (Rodovia da Vida - Cuiabá/Nossa Senhora da Guia); MT-040 (Cuiabá/Santo Antônio do Leverger/Barão de Melgaço); MT-060 (Cuiabá/Nossa Senhora do Livramento) e na MT-251 (Cuiabá/Chapada dos Guimarães). Nesses locais, 128 militares vão realizar barreiras fixas, móveis, patrulhamento e comboios. Todos os veículos serão abordados com revista no interior e busca pessoal nos ocupantes. Os policiais irão utilizar bafômetros em todas as barreiras.

A Polícia Militar também estará presente nos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Nobres com a Força Tática, além dos municípios de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger com 326 policiais militares; e em Nossa Senhora do Livramento, 140 homens.

O Corpo de Bombeiros irá empregar 253 militares na Baixada Cuiabana e 455 homens no interior do Estado. Os militares vão atuar nos serviços de prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de concentração de público, realizando as intervenções imediatas e necessárias. Vão realizar também a prevenção contra acidentes e intervenção imediata nas principais rodovias de acesso às cidades com grande fluxo de foliões, identificando condições e atos inseguros com objetivo de prevenir acidentes.

Os bombeiros vão atuar também no primeiro atendimento em vítimas de mal súbito, quedas, acidentes, além de orientação e controle de situações de pânico generalizado.

A Polícia Judiciária Civil empregará 292 investigadores, delegados e escrivães nas oito cidades da região Metropolitana e 59 viaturas. No interior do Estado serão empregados 80 delegados, 192 escrivães de polícia e 889 investigadores. O plantão será permanente em todas as delegacias da Polícia Judiciária Civil. Haverá policiamento especializado com equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), Gerência de Inteligência Policial (GIP) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO); além de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

No interior do Estado cada Regional vai mobilizar o efetivo em regime de plantão, com reforço no trabalho cartorário para atender a demanda da Polícia Militar. “Há um esforço grande de cada instituição neste período, buscando servidores de todos os lugares para garantir a tranquilidade e segurança durante o Carnaval”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

CARNAVAL 2011

Como parte da operação de Carnaval, a Polícia Militar realiza, nesta quarta-feira (02.03), a ‘1ª Caminhada pela Paz no Carnaval 2011’. A concentração e saída será na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, percorrendo a avenida do CPA até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar onde se encerrará com um ato público pela ‘Paz e Não Violência’.

Após a caminhada, às 18h, será lançado o ‘Carnaval Seguro’, no pátio do Quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá.

A partir desta quinta-feira (03.03), a Polícia Militar estará nas ruas realizando barreiras, arrastões e bloqueios nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Sesp-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20737/visualizar/