Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 03 de Março de 2011 às 06:35
Por: Diego Sartorato

    Imprimir


O balanço de 2010 das ações de combate ao tráfico de drogas do governo da Venezuela demonstra que, em comparação ao ano anterior, o país apreendeu 11% mais entorpecentes, e segue intensificando o combate ao crime organizado: no período entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro de 2011, mais 7,7 toneladas de drogas foram apreendidas.

Uma vez que a Venezuela não é um pólo produtor de drogas, mas uma passagem para o tráfico internacional, o governo investiu principalmente na localização de aviões ilegais utilizados para transportar drogas. Um investimento de US$ 260 milhões em 10 radares de tecnologia chinesa foi feito entre 2008 e 2009, o que resultou na captura de 28 aviões carregados de drogas ilegais –dois deles norte-americanos.

A Venezuela também deportou para os Estados Unidos cinco chefes do tráfico procurados pela Interpol, trabalho que recebeu o reconhecimento e o agradecimento da Embaixada dos Estados Unidos em Caracas.

Uma busca conjunta entre os exércitos da Colômbia e da Venezuela em mais de 25 mil km² na fronteira entre os dois países, batizada Operação Sierra, constatou ainda que não há produção de coca do lado venezuelano da fronteira. Em cinco anos de ações conjuntas, nunca foram encontradas fazendas ilegais voltadas à produção de drogas na Venezuela.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20741/visualizar/