Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 01 de Março de 2011 às 16:38
Por: RAFAELLY ESCOBAR

    Imprimir


Foto: Arquivo

A recuperação de um veículo Gol, de placa NMY 2383 do Estado do Maranhão, roubado no dia 09 de fevereiro deste ano e posteriormente clonado, levou os Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), da Polícia Judiciária Civil, a desarticular, na segunda-feira (28.02), um esquema de extorsão, que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de uma menor. David Jesus do Carmo Junior, Elitania Soares de Oliveira, 20, Jaqueline da Costa Farias, 18, e a adolescente na A.J.C.R de 17 anos, integram uma quadrilha de extorsão na Capital.

Após o furto, a vítima registrou boletim de ocorrência de extorsão na DERRFVA e relatou que passou a receber algumas ligações exigindo o pagamento de R$ 3 mil em troca da devolução do veículo.

O carro foi localizado em um lava a jato na Av. Filinto Müller em poder de David Jesus, dono do estabelecimento. Ao consultarem o Sistema de Informação de Segurança (Infoseg), os investigadores descobriram que o chassi estava adulterado e que o veículo era dublê de outro carro com as mesmas características que passou a usar a placa NPQ 6690, de Várzea Grande.

No local, os policiais apreenderam uma chave de ignição, um alicate, uma chave “L”, três pedaços de ferro em forma de pino, uma broca para furadeira, um carregador de celular, quatro celulares, uma máquina fotográfica e dois pneus com rodas, dois CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Documento) .

O proprietário do lava a jato e mais três funcionários foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos.

PRISÃO POR EXTORSÃO

Mesmo depois da localização do veículo, a vítima continuou a receber ligações exigindo dinheiro para devolver o carro. Ela procurou a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos que designou uma equipe para simular o pagamento do resgate a fim de prender os suspeitos.

Na noite de segunda-feira (28.02), a equipe policial efetuou as prisões no bairro Marajoara, em Várzea Grande. Elitania, Jaqueline e a menor de 17 anos são acusadas de integrar uma quadrilha, juntamente com David de Jesus, que negociava o pagamento de resgate do Gol, preso com o carro.

Elitania e Jaqueline foram encaminhadas ao Presídio Feminino de Cuiabá e a menor, ao Centro Socioeducativo de Cuiabá, onde ficarão a disposição da Justiça.

O CASO

Após o furto, a vítima recebeu uma fotografia do carro em seu celular e passou a receber ligações exigindo R$ 3 mil em dinheiro para devolução do veículo. Ela registrou um boletim de ocorrência de extorsão na DERRFVA. Depois da denúncia, o carro Gol de Placa NMY 2383 foi localizado no lava A jato JR, próximo da quadra de esporte do bairro Quilombo, em Cuiabá, em poder de David.

Mesmo com a prisão do suspeito, a vítima ainda continuou a receber as ligações de extorsão. Ela foi orientada pelo delegado Adriano Henrique Sanches e pela equipe de investigadores a marcar um encontro com a quadrilha, liderada por um detento da Penitenciária Central do Estado conhecido como “Disnorteado”.

Depois de muitas negociações via telefone, o suspeito ordenou a vítima a se deslocar até a frente de um supermercado, localizado ao lado de um miniestádio, no bairro Marajoara. Chegando ao local, A vítima ligou para o suspeito, confirmando que já estava no ponto combinado e com o dinheiro para o pagamento. O acusado disse que mandaria uma pessoa buscar o dinheiro.

Depois de alguns minutos de espera, uma motocicleta Yamaha Factor 125, preta, de placa NTY 9386, pilotada por Elitania, parou na esquina do supermercado e começou a falar ao celular. Em seguida, a jovem passou ao lado da vítima e do investigador disfarçado, estacionando a moto em outra esquina. A mulher foi a pé em direção a vítima que estava ao lado do policial disfarçado e ao se aproximar pediu que mostrasse o dinheiro. Novamente ela ligou para o comparsa dizendo que estava com a vítima e o dinheiro. Quando a mulher desligou o telefone, o policial civil deu voz de prisão, chamou o resto da equipe e prenderam mulher.

Na Delegacia, Elitania Soares contou que o dinheiro seria entregue mais tarde para uma pessoa que passaria em sua casa ou receberia uma telefonema para informar onde deixar o dinheiro. O delegado Adriano Sanches pediu para ela ligar para o suspeito e marcar um encontro.

Os policiais se deslocaram junto com Elitania ao local combinado, um supermercado no bairro Jardim Marajoara. Um dos investigadores percebeu quando duas jovens viram o policial próximo a Elitania e saíram correndo do local, sendo detidas do lado de fora do estabelecimento. Com Jaqueline da Costa Farias, 18, e a adolescente foi apreendido um celular que constava o mesmo número que Elitania mantinha contato com “Disnorteado”.

As jovens foram conduzidas à Delegacia onde foram ouvidas Adriano Henrique Sanches Santos. Em depoimento, a menor contou o esquema montado para extoquir vítimas de carros furtados/roubado.

As investigações foram realizadas sob o comando do chefe de operações Wlademire de Lima Barros, pelos investigadores Luciano Testa, Antonio Figueiredo, Amando Maranhão, Luis José Jac de Jesus e Martins Gomes da Silva Junior, coordenadas pelo delegado adjunto Adriano Henrique Sanches Santos.





Fonte: PJC-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20758/visualizar/