Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 22 de Fevereiro de 2011 às 12:12
Por: Jean Campos

    Imprimir


Senador Pedro Taques (PDT)
Senador Pedro Taques (PDT)

Nomeado para a Comissão da Reforma Política do Senado Federal, o senador Pedro Taques (PDT) anunciou na segunda-feira (21.02) a realização de audiências públicas em Mato Grosso para discutir as mudanças que a reforma poderá proporcionar. A intenção é popularizar o assunto e debater com a população temas como financiamento público de campanha, voto distrital, eleição proporcional, reeleição, entre outros.

A partir das discussões, o parlamentar embasará as propostas que serão apresentadas no Senado e na Câmara, nos próximos 45 dias. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que faz parte da mesma comissão na Câmara Federal, também deve participar dos encontros.

A inicitiva foi anunciada na segunda-feira (21.02), durante o programa CBN Cuiabá, da Rádio CBN (590 AM).

Oposição

O parlamentar pedetista lembrou que, na sexta-feira passada, visitou o governador Silval Barbosa (PMDB), em retribuição à visita do chefe do Executivo no gabinete que ocupa em Brasília, mas, reforçou que foi eleito integrando um bloco da oposição e que irá manter este posicionamento durante o mandato.

“Precisamos deixar de lado alguns equívocos. Em Brasília, represento o Estado de Mato Grosso, não o governo. Disse ao governador que, lá, vou trabalhar junto à bancada para viabilizar recursos e fazer com que Mato Grosso seja reconhecido. Aqui em Mato Grosso, temos que entender que fui eleito por um grupo da oposição. Não posso, do dia para a noite, virar situação. Iremos apontar as falhas, fazer críticas ao governo, mas também apoiar as boas iniciativas.”, frisou o pedetista.

Taques citou ainda que acompanhará as ações nos setores da saúde, educação, segurança pública e as obras voltadas à Copa do Mundo de 2014. “Temos, por exemplo, que discutir o caos da saúde em Mato Grosso. E lembrar que essa não é uma ‘herança maldita’ porque esse não é um novo governo. Este governo é a continuidade do governo passado. Precisamos saber por que Mato Grosso está entre os piores colocados na educação do Brasil. A Copa do Mundo vai acontecer em Mato Grosso? Disse tudo isso, com honestidade, ao governador Silval Barbosa na visita que o fiz”, complementou o senador.

A respeito das articulações do movimento ‘Mato Grosso Muito Mais’, que o lançou na disputa eleitoral, Pedro Taques reforçou que, junto às outras lideranças do PDT, PPS, PSB e PV, pretende manter o bloco político e ampliar a atuação nos municípios. Questionado sobre possível saída do PSB,  ele afirmou que ainda não teve nenhuma conversa com os dirigentes do partido sobre essa hipótese.

“Essa é uma questão interna do PSB que deve ser definida por eles. Eu entendo que o partido deve ficar até porque ajudou no processo eleitoral que me elegeu. Ainda não fui informado de qualquer posição do partido”, avaliou. Na semana passada, o empresário Mauro Mendes (PSB) e a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) participaram de uma das reuniões do movimento ‘Mato Grosso Muito Mais’, no escritório ocupado pelo senador Pedro Taques, em Cuiabá.

Salário Mínimo

Nesta terça-feira, a bancada pedetista no Senado volta a se reunir para discutir a posição do partido em relação à votação do salário mínimo – prevista para esta quarta-feira. Pedro Taques que já havia informado ser a favor do salário superior a R$ 545 defende que a remuneração seja fixada pelo Legislativo, não por decreto presidencial.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20848/visualizar/