Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 21 de Fevereiro de 2011 às 15:47

    Imprimir


O projeto de autoria do deputado Sérgio Ricardo já soltou mais de 20 milhões de peixes nos rios de Mato Grosso.
O projeto de autoria do deputado Sérgio Ricardo já soltou mais de 20 milhões de peixes nos rios de Mato Grosso.

O deputado Sérgio Ricardo promoveu neste final de semana mais uma edição do projeto “Natureza Viva – Repovoando os Rios de Mato Grosso”. A soltura de 200 mil filhotes de pacu aconteceu na comunidade de João Carro em Chapada dos Guimarães às margens do Lago do Manso no rio Quilombo.

“Desde 98 quando foram fechadas as comportas da Usina de Manso que os peixes do Pantanal não conseguem mais desovar por não transpor a barragem”, explicou o deputado ao fazer um alerta: “é por isso que não há mais peixes no Manso”.

O projeto de autoria do deputado Sérgio Ricardo já soltou mais de 20 milhões de peixes nos rios de Mato Grosso como o Cuiabá, Paraguai, Araguaia, Jauru, Guaporé, das Mortes entre outros. “O lago do Manso tem cerca de 10 anos e sabemos que os peixes estão acabando. Esta ação do deputado Sérgio Ricardo é um exemplo a ser seguido”, afirmou Paulo Gomes, vice-presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores de João Carro.

O vereador Sandok de Chapada dos Guimarães fez questão de elogiar a iniciativa de Sérgio Ricardo. “Este projeto de soltura de peixes é uma benção. Vai ajudar muito as comunidades ribeirinhas próximas ao Manso”. O presidente da Câmara de Chapada dos Guimarães, vereador Cabo Adão, disse que além de repovoar o Manso o projeto do deputado Sérgio Ricardo reforça a conscientização das pessoas em defesa do meio ambiente. “Chapada é uma cidade turística e a natureza precisa ser preservada para o bem de todos”.

O empresário Juradir Spinelli que integra a coordenação do Comitê Pró-Copa de Chapada dos Guimarães apoiou o deputado Sérgio Ricardo por liderar uma ação política em defesa da construção por parte de Furnas, que opera a Usina Hidrelétrica de Manso, de uma escadaria ao lado da barragem para a passagem dos peixes. “O homem mudou o ritmo da natureza e vamos cobrar de Furnas o compromisso de construir uma passagem para os peixes desovarem”, ressaltou Sérgio Ricardo que defendeu ainda a criação de um laboratório para produção de alevinos no Manso.

ESTRADA

O deputado Sérgio Ricardo afirmou que vai se empenhar em favor da pavimentação dos 46 Km da MT-020/246 que liga Chapada dos Guimarães as comunidades de Água Fria e João Carro. Na região há cerca de 1.800 famílias de assentados que necessitam da estrada. “Defendo o asfaltamento desta estrada pelo bem do desenvolvimento turístico da região e, é claro, para oferecer mais conforto às comunidades que vivem aqui”, finalizou Sérgio Ricardo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20859/visualizar/